Menu

23°

Palmitinho - RS
32° max
17° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
32° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Protesto fomenta discussão sobre fim do vestibular da UFSM

    Faixas, cartazes e gritos de ordem: a Praça Saldanha Marinho amanheceu nesta quarta-feira, 28, munida de um protesto realizado por estudantes e empresários da cidade, contrários a forma como o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi extinto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, durante reunião transcorrida na quinta-feira passada, 22.

    A informação, divulgada ainda no mesmo dia da decisão, pegou estudantes de cursinhos, escolas (públicas e privadas) e empresários de surpresa. As manifestações em redes sociais na internet foram acaloradas e a decisão de realizar um protesto agrupou cerca de 300 pessoas na manhã de hoje. Em um caminhão de som organizado para o ato, estudantes, pais e empresários se manifestaram a respeito da decisão do Cepe. A principal reivindicação exigia a realização do vestibular para, ao menos, este ano. As críticas foram direcionadas, principalmente, ao método como o vestibular da UFSM foi extinto.  Além dos estudantes, de cursinhos e colégios, participaram representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fórum das Entidades Empresariais e União Santamariense de Estudantes (USE).

    Debate – A manifestação saiu da Praça Saldanha Marinho em direção ao viaduto Evandro Behr, passando pela Rua Alberto Pasqualini, seguindo até o prédio da Antiga Reitoria da UFSM, na Rua Floriano Peixoto. Um abaixo-assinado pela revogação da decisão de extinguir o vestibular circulou durante a manifestação. Quando os manifestantes chegaram ao prédio da UFSM, estudantes – da instituição e de escolas públicas – os aguardavam em frente ao local, com faixas e cartazes que defendiam o fim do vestibular, as cotas e a adesão ao Sisu. No loca, um debate entre as opiniões diversas se estabeleceu de forma pacífica.

    Como foi extinto o vestibular na UFSM

    Propostas – (1) Inicialmente, a reitoria da UFSM propôs adesão gradual ao Sisu, a partir de um percentual de 30% para o Sistema e 70% para o vestibular tradicional, com a realização do teste em janeiro de 2015.

    (2) As comissões do Cepe, ao avaliarem a proposta, tiveram um parecer diferente da posição da reitoria e defenderam que a data deveria permanecer em dezembro, com ingresso apenas através do vestibular e uso de 20% da nota do Enem.

    (3) O Diretório Central dos Estudantes (DCE) solicitou um pedido de vistas com base no parecer das comissões, propondo o sistema de ingresso 100% via Sisu e aproveitamento de 50% de reserva, conforme a Lei das Cotas.

    13/05 A Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da UFSM divulga a informação de que a Universidade adotaria 20% da nota do Enem para a classificação final aos cursos da instituição. Também é divulgado pela Coperves que os moldes da redação do vestibular da UFSM seriam diferentes.

    16/05 – Primeira reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)  que debateu a questão. A proposta da reitoria foi apresentada (1), mas as comissões do Conselho apresentaram parecer diferente (2). O DCE da UFSM pediu vistas (3) e a reunião de decisão do vestibular foi transferida para o dia 22.

    22/05 – Em reunião, o Cepe da UFSM debateu o parecer das comissões (2) para posteriormente colocá-lo em votação. Votaram 12 conselheiros a favor do parecer (2) e 27 contrários. Rejeitado o parecer, o parecer de vistas (3), apresentado pelo DCE, foi o aprovado. No mesmo dia, divulgou-se a extinção do vestibular da UFSM.

    23/05 – Último dia em que os estudantes brasileiros puderam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Claudemir da rosa \ Grupo Chiru Comunicações

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    20:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00