Arquivo
Atualizado em 25/11/2017 às 09:44
Protesto inusitado - Buracos no asfalto levam moradores a protestar em cidade gaúcha
Moradores de Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, aproveitaram a proximidade do Natal para organizar um protesto diferente contra os buracos nas ruas. Eles montaram um pinheiro, com enfeites coloridos, para chamar a atenção dos motoristas e das autoridades.
Ao pé da árvore, tem presentes como areia, concreto e dentro da caixinha de bombons, cascalho. Tem ainda uma cartinha com um pedido para o Papai Noel: que a prefeitura coloque no planejamento do ano que vem algum projeto para resolver a situação da buraqueira.
"Acho que a iniciativa é boa, né? É uma maneira de o pessoal dar uma resposta a essa negligência", afirma o vendedor Daivid Lucas.
"É muito bom isso aí. Quem sabe chama mais atenção das autoridades, né? Porque é uma vergonha, todo imposto que se paga e vê os buraquedos que tem", concorda o produtor rural Dirceu Rampi.
Parece brincadeira, mas é sério. A população reclama que os buracos estão cada vez se multiplicando mais. Em um deles, parte do pinheirinho ficou escondido, por causa da profundidade.
"É um alerta para o pessoal que passa não se acidentar, mas alguém deve tomar providências", diz o aposentado Guido Christ.
Segundo moradores, tem buraco que já está fazendo aniversário. "Olha, quase um ano nessas buraqueiras. O ônibus tem que desviar, os carros ali, ó", aponta a cuidadora de idosos Ângela Maria Inhaia.
A prefeitura de Erechim diz que tem feito trabalhos de recuperação e que abriu uma licitação para contratar uma empresa especializada para realizar os reparos.
Jornalismo do Grupo Chirú.
G1 RS.