Esportes
Publicado em 23/07/2020 às 14:59
Protocolo de retomada do futsal é entregue ao secretário de esporte do RS
Documento passará por avaliação pelo gabinete de crise do governo estadual
A direção da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal reuniu-se com o secretário estadual do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, para discutir e ajustar detalhes da proposta de protocolo sanitário para a retomada do futsal no Rio Grande do Sul. O documento havia sido encaminhado ao secretário na última segunda, e agora passará por avaliação pelo gabinete de crise do governo estadual, para que os critérios técnicos sejam adequados. A expectativa é de que no começo da próxima semana já se tenha uma resposta das autoridades estaduais.
Durante o encontro foi reforçada a necessidade de que, para a liberação das atividades do futsal, é necessário que as autoridades municipais também participem deste processo.
"O ideal é que os clubes mantenham este empenho em suas localidades para encaminharmos também documentos com as avaliações das prefeituras para as autoridades estaduais. É um movimento conjunto", diz o presidente da Liga, Nelson Bavier.
Propostas do protocolo (após a análise das autoridades, pondendo haver adaptações):
É compromisso dos clubes a testagem frequente de todos os seus integrantes e garantir as medidas de segurança sanitária nos deslocamentos, além de providenciar, junto às autoridades locais, as liberações dos seus espaços de treinamento e jogos.
A retomada será dividida em três etapas: treinamentos físicos e técnicos; treinamentos técnicos e táticos, com contato; jogos. Cada uma delas, respeitando medidas de segurança sanitária, que incluem as testagens, aferição de temperatura corporal de todos que ingressarem nos ambientes do clube e a garantia de que todos os atletas cheguem aos locais já fardados (para treinos e jogos).
Será aplicada testagem sorológica rápida em todos os jogos, sendo isolado o atleta que apresentar resultado positivo, pelo período de 15 dias.
As partidas terão portões fechados.
Nos jogos, cada delegação terá no máximo 17 integrantes (14 atletas + 3 staff) e o ginásio terá, no máximo, 47 pessoas. Só ingressarão o ginásio os que aferirem temperatura corporal abaixo de 37,5º C.
É recomendado o deslocamento de delegações nos dias dos jogos. Se houver necessidade de hospedagem, devem ser em quartos individuais ou, no máximo, duplos.