Geral
Publicado em 23/05/2024 às 10:30
Provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em 18 de agosto
Data anterior, 5 de maio, foi adiada por causa das enchentes no RS
18 de agosto. Esta é a nova data para as provas do Concurso Nacional Unificado. É o Enem dos Concursos, que vai ter mais de 2,1 milhões de candidatos concorrendo a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
As provas deveriam ter sido aplicadas no dia 5 de maio, mas foram adiadas por conta da situação no Rio Grande do Sul.
No dia 7 de agosto será divulgado o local de prova. O candidato tem de acessar na página do concurso, a mesma em que fez a inscrição, acessar com a conta Gov.BR para saber se esse local foi mantido ou se mudou. A ideia é manter os locais definidos anteriormente.
Esta semana começam as conversas com relação ao caso do Rio Grande do Sul, ver onde será possível a aplicação do exame e também formas de garantir o acesso a todos que se inscreveram. No estado, foram 86 mil inscritos.
O Ministério da Gestão garante que todas as provas estão em local seguro. São mais de 18,7 mil malotes que foram recolhidos e checados pela segurança, que é formada por órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Força Nacional e a Abin. Não foram encontradas violações.
Locais de prova
Os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado. O cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
Agora, o Ministério da Gestão vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos locais definidos anteriormente. No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado.