Esportes
Publicado em 19/07/2024 às 08:13
Quem são os atletas gaúchos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Estado terá 13 representantes nascidos no Rio Grande do Sul, além de mais seis ligados a clubes do Estado
A história gaúcha nos Jogos Olímpicos remonta a 1920, na Antuérpia. Foi em solo belga que o Rio Grande do Sul esteve representado pela primeira vez em uma Olimpíada. O feito coube a Dario Barbosa, um dos 21 atletas brasileiros a participar daquela edição, uma delegação que era composta toda por homens. Natural de Porto Alegre, aos 38 anos eles disputava a prova de tiro livre por equipes. E logo na estreia, o Estado voltou premiado, já que o Brasil subiu no pódio para receber a medalha de bronze.
A história iniciada por Dario em 1920 terá continuidade a partir do dia 26 de julho, quando em Paris, o Rio Grande do Sul estará representado por 13 atletas de nove diferentes modalidades. Isso sem contar os “emprestados”, que nasceram em outros estados, mas estão ligados a clubes gaúchos. Aí a lista sobe para 19 competidores em 11 esportes.
O esporte em que mais deve ser vista a bandeira gaúcha é o judô, que terá cinco representantes, todos da Sogipa. Dos cinco, dois são nascidos por aqui: Mayra Aguiar e Daniel Cargnin. Aliás, ambos com boas chances de medalha. A começar por Mayra. Bronze nos Jogos de Londres, do Rio e de Tóquio, a atleta da Sogipa compete na categoria até 78kg e adotou uma preparação diferente neste ano: abriu mão de quase toda e qualquer entrevista e escolheu a dedo os eventos que participar. A ideia é manter o foco única e exclusivamente na Olimpíada para voltar de lá com outra medalha no pescoço.
Depois do judô, a maior delegação de gaúchos está no vôlei, com três jogadores: Fernando Cachopa, nascido em Caxias do Sul; Lucão, em Colinas; e Thales, em São Leopoldo. A esgrima e o rugby sevens também terão mais de um atleta do Estado em Paris. No primeiro caso, Guilherme Toldo, de Porto Alegre, e Mariana Pistoia, de Gramado, representam o Grêmio Náutico União. Já o rugby sevens conta com a porto-alegrense Luiza Campos e a catarinense Raquel Kochhann, ambas do Charrua.
Confira a relação completa dos gaúchos em Paris e quando entram em ação nos Jogos Olímpicos:
Viviane Jungblut - Maratona aquática
Mariana Pistoia- Esgrima
Guilherme Toldo - Esgrima
Mayra Aguiar - Judô
Daniel Cargnin - Judô
Fernando Scheffer - Natação
Luiza Campos - Rugby sevens
Tatiana Weston - Webb- Surfe
Georgia Furquim - Tiro Esportivo
Gabriel Simões - Vela
Fernando Cachopa - Vôlei
Lucão - Vôlei
Thales - Vôlei
*Com informações do Correio do Povo