Geral
Publicado em 25/07/2024 às 14:42
Quinze famílias finalizam o programa Propriedade Sustentável em Palmitinho
O projeto, que é uma iniciativa da Sicredi Conexão, Cotrifred e Sebrae-RS, proporciona novos conhecimentos aos associados e melhoria nos resultados
O programa Propriedade Sustentável fechou mais uma edição, e desta vez, quinze famílias do município de Palmitinho concluiram o projeto. A iniciativa é promovida pela Sicredi Conexão, através da intercooperação com a Cotrifred e a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).
Nesta edição, os associados participaram do curso Gestão de Resultados, desenvolvido com a metodologia do Sebrae-RS, que abordou temas como gestão sustentável, balanço patrimonial, resultados econômicos, padronização operacional e planejamento estratégico, além de contar com visitas técnicas, com o objetivo de introduzir processos que estimulam a inovação.
O módulo que concluiu o programa foi realizado no Instituto Estadual Escolar 22 de Maio, em Palmitinho, na última semana, com a apresentação dos resultados gerados, como explica o produtor rural e associado Denis Caratti, que já identificou impactos positivos na sua atividade durante o curso.
– Sempre gostamos de participar de capacitações, pois é uma forma de estar sempre aprendendo. Essa, em especial, foi um divisor de águas para nós, pois estávamos com uma baixa produção de leite e, com o curso, enxergamos através dos números, situações que não estávamos vendo anteriormente. Para nós, resultou em um impacto muito grande, porque aumentamos a produção de 5 a 6 litros, em média por vaca, fazendo só essas comparações. Essa é uma iniciativa muito boa que o Sicredi, Cotrifred e Sebrae fazem, porque se não fosse esse curso, já teríamos vendido as vacas, mas percebemos que temos muito futuro na produção –, ressaltou o associado.
Já o responsável por ministrar as aulas e acompanhar presencialmente as propriedades durante as visitas técnicas, o professor Jones Selbach, destacou a importância de compreender a propriedade.
–Com os encontros que realizamos, conseguimos entender minimamente que tipo de números essa empresa rural tem. Eles conseguiram trabalhar as questões de balanço patrimonial, que foi algo que marcou bastante, e tivemos cases apresentando os resultados gerados durante as aulas. Conseguiram trazer para a prática, com muita propriedade, porque são resultados que já vivenciaram e conseguiram apresentar em números. Agora, a provocação é que continuem trabalhando a gestão e buscando sempre as melhorias –, pontua Selbach.
O Propriedade Sustentável
Centenas de famílias beneficiadas com a realização do programa Propriedade Sustentável nos municípios de atuação da Sicredi Conexão. Por meio do programa, o princípio do cooperativismo “Educação, formação e informação” é atendido, proporcionando melhoria contínua nas propriedades rurais e garantindo que os associados possam alcançar resultados ainda mais expressivos e duradouros, como frisa o gerente do Sicredi em Palmitinho, Diogo Krug.
– O programa tem como propósito o desenvolvimento local, capacitando os associados e agregando novos conhecimentos ao produtor e, para nós é muito gratificante. A nossa missão, como Cooperativa, é contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das sociedades onde atuamos e, pelo o que foi apresentado, já percebemos impactos positivos –, frisa o gerente.]
*Com informações Ascom/Sicredi Conexão