Agro
Atualizado em 29/08/2024 às 12:02
Recursos para recuperação de estradas vicinais é pauta da Assembleia da Famurs durante a Expointer
Outras pautas relacionadas a agricultura também fazem parte da pauta do encontro com os gestores municipais
O presidente da Federação dos municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, pontua que a Assembleia geral da entidade, nesta quinta-feira, 29, as pautas estarão focadas nas necessidades dos produtores rurais, principalmente nos municípios atingidos pelas enchentes.
De acordo como gestor, uma das demandas cruciais dos municípios gaúchos, em especial, a necessidade de recursos para os acessos asfálticos e a recuperação de estradas vicinais. “Dos mais de 700 km de estradas vicinais 500 estão comprometidos”, disse.
Em relação às estradas vicinais, uma pesquisa recente da Famurs, promovida pela Área Técnica de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, apontou que 93% dos municípios gaúchos tiveram alguma estrada vicinal danificada por conta do último evento climático, o que soma 511 mil quilômetros de vias que necessitam de manutenção. Até o momento, os municípios já investiram mais de R$ 274,3 milhões na recuperação ou reconstrução dessas estradas e estimam ter que investir mais R$ 1,3 bilhão para concluírem as obras.
Na sequencia a pauta falará da pauta da seca, que também foi por anos um problema na agricultura gaúcha. O tema central será "Desafios e Oportunidades da Irrigação", que fomentará o debate sobre as melhores práticas para enfrentar os desafios climáticos nos municípios.
Em entrevista ao Grupo Chiru o governador Eduardo Leite salientou que apesar das muitas ações já propostas, nessa assembleia será atendida a demanda relacionada as estradas rurais. “Vamos encaminhar aqui essa resposta a demanda da Famurs com relação as estradas”, disse Leite.
Arruda salienta ainda que a entidade aguarda novidades do Governo Federal, com alguns ajustes, para mais prazo de pagamento dos financiamentos agrícolas. “Como já viemos de três anos de seca, com endividamento, os agricultores pedem 10 anos para pagar essa dívida, dois anos de carência e oito anos para pagamento, na mesma linha das cooperativas. Em conversa com o ministro Paulo Pimenta temos a expectativa de que possa ter um anuncio neste sentido nesta semana ainda”, explicou.
A Assembleia da Famurs acontece no Centro de Eventos Carlos Rivaci Sperotto, auditório da Farsul, que fica localizado no Pavilhão 36, nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil.
Também acontece hoje, no Anexo da Casa Famurs, está marcado o Encontro das Primeiras-Damas. Organizado pela primeira-dama municipalista, Rafaela Sette, o encontro irá tratar da participação da mulher no avanço das políticas públicas municipais.
Já à noite, está marcado o tradicional Jantar de Prefeitos, às 20h, na Casa do Gaúcho.