Geral
Atualizado em 15/01/2024 às 10:00
Redação do vestibular da UFSM foi uma Carta Aberta
Gabarito preliminar será divulgado neste segunda-feira, 15
Aconteceu neste fim de semana o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ao todo, foram 10.092 inscritos no processo. O índice de abstenção foi de 13.63% na primeira prova (cerca de 1,3 mil alunos) e chegou a 15.19 na terceira (aproximadamente 1,5 mil).
O gabarito preliminar deve ser divulgado nesta segunda-feira, 15. O definitivo está previsto para quinta, 18. A lista dos aprovados deve sair na metade de fevereiro.
As provas foram aplicadas no Campus de Santa Maria, mas também nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira da Missões, Curitiba e Florianópolis. Ao todo, são ofertadas 1.831 vagas, sendo 122 para Cachoeira do Sul, 120 para Frederico Westphalen, 127 para Palmeira das Missões e 1.462 vagas para Santa Maria.
Durante os dois dias, os alunos realizaram 120 questões de linguagens, literatura, artes integradas, educação física e tecnologias. A primeira prova, aplicada ainda na tarde de sábado, 13, teve como temática animais de estimação. A segunda, já na manhã do domingo, 14, teve a Amazônia como tema principal. Já o tema da terceira e última prova, aplicada no domingo a tarde, foi diversidade cultural.
Além disso, nesta tarde, os vestibulandos também realizaram a prova de redação, que teve como gênero textual a Carta Aberta. Neste ano, o tema foi: “o uso de elementos culturais fora do contexto original é uma forma de desrespeito ou de valorização do grupo de origem e da sua cultura?”. Os vestibulandos deveriam redigir uma carta aberta destinada à Ministra da Cultura, Margareth Menezes.