Saúde
Atualizado em 25/07/2020 às 12:18
Região não altera índices e segue em bandeira vermelha
Mapa preliminar traz 14 regiões em bandeira vermelha na 12ª rodada do Distanciamento Controlado no RS
O mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado valida de 28 de julho a 3 de agosto, volta a trazer mais da metade das 20 regiões em bandeira vermelha, considerada de alto risco, no Rio Grande do Sul. De oito regiões classificadas em vermelho na 11ª rodada, o Estado tem, agora, 14 regiões com risco alto para o contágio por coronavírus: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo.
As regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja (risco médio).
Das regiões em bandeira vermelha, a de Caxias do Sul segue no nível mais preocupante, visto que manteve a mesma média ponderada final da semana anterior, de 2,16. Outras duas regiões apresentaram crescimento das médias ponderadas finais: Pelotas (de 1,49 pra 1,81) e Bagé (de 1,34 para 1,69), ambas puxadas com o agravamento de indicadores da própria região e da Macrorregião Sul. As demais em bandeira vermelha tiveram pequenas oscilações, porém ainda mantendo classificação de alto risco.
Regra 0-0
Os 352 municípios das 14 regiões que estão preliminarmente classificados em bandeira vermelha, 181 cidades podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
Com exceção desses municípios enquadrados na Regra 0-0, as demais prefeituras e associações regionais têm 36 horas – que se encerram às 18h de domingo, 26 – para apresentarem recurso por meio do formulário de on-line.
Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, 27. O mapa definitivo, da semana, será divulgado durante a tarde.