Saúde
Atualizado em 25/01/2021 às 18:25
Região recebe doses da vacina da Fiocruz
2ª e 15ª CRSs receberam as vacinas no aeroporto de Palmeira das Missões na manhã desta segunda-feira, 25
Após o recebimento pelo governo do Rio Grande do Sul, na manhã de domingo, do primeiro lote com cerca de 116 mil doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, com carregamento importado da Índia e representada no Brasil pela Fiocruz, na manhã desta segunda-feira, 25, as primeiras doses chegaram à região.
De acordo com a coordenadora regional da 2º CRS, Marly Vendruscolo, a regional vai receber cerca de 1,5 mil doses, que serão destinadas a profissionais da saúde. “É mais uma dose de esperança para a nossa região, para as pessoas que já perderam tantos familiares”, disse.
Outras 1,3 mil doses foram entregues à 15ª CRS com sede em Palmeira das Missões.
Com a chegada das doses à região, será feita a logística de distribuição e conferência para encaminhamento a partir desta terça-feira, 26, para os municípios.
Público alvo
Esse lote será direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.
A vacina da Oxford/AstraZeneca, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.
Será possível vacinar com a primeira dose cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, cerca de 254 mil de um total estimado de 407 mil pessoas. Nesta fase, a prioridade entre esse público seriam aqueles profissionais que estão mais expostos ao vírus, no atendimento a pessoas com a doença ou a suspeita em UTI, na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de Covid-19, entre outros.