Saúde
Publicado em 02/12/2020 às 16:18
Região registra aumento de casos de Covi-19 entre jovens
No momento, a maior preocupação da CRS e a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais
O aumento do número de contaminados pelo Covid-19 preocupa a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS) com sede em Frederico Westphalen e que abrange 26 municípios da região.
– A nossa preocupação é muito grande porque as últimas semanas tem um aumento significativo, consequência de um relaxamento no uso da máscara, lavagem da mão e até o retorno das aglomerações. As pessoas não estão acreditando no vírus e o contrário precisamos aprender a conviver e a respeitar esse vírus – disse a coordenadora regional, Marly Vendruscolo.
A coordenadora salienta que o aumento significativo de pessoas jovens que testam positivo pelo coronavírus tem sido o principal responsável pelo aumento dos índices. “A faixa etária é na população mais jovens foi a que mais aumentou o índice de contaminados, nos idosos e pessoas de meia idade não diminuiu, o que consequentemente fez aumentar os números e de uma forma preocupante porque os mais jovens acabam demorando mais para procurar o serviço de saúde, atrasando o diagnostico levando a uma infecção mais grave que na maioria dos casos acabam indo pra a UTI”, reforçou.
Ela afirma que nos últimos dias mais leitos de UTIs e leitos clínicos receberam pacientes com Covid-19 nos hospitais regionais de Frederico Westphalen, Tenente Portela e Três Passos o que pode ser confirmado no sistema do governo do estado em que a taxa de ocupação, nesta quarta-feira, 2 está em 62.9% dos leitos de UTI ocupados.
Investimentos e testes
No que se refere a investimentos a coordenadora regional pondera que tem acesso ao recurso destinado para cada município e cada hospital e que é imprescindível que sejam feitos os investimentos necessários para garantir qualidade nos atendimentos à população e também manter a saúde das equipes. “O recurso Covid precisa ser investido nisso, os gestores precisam rever essa questão, precisam ter um olhar diferenciado para a população e as equipes que estão trabalhando a maioria delas já estão esgotadas”, destacou.
Marly salienta, ainda, que a 19ª CRS disponibiliza gratuitamente aos municípios testes RT-PCR do projeto Testar RS do Governo do Estado que possibilita a testagem da população com resultado em até dois dias. Não há requisitos e nem número máximo ou mínimo para cada município e são gratuitos.