Menu

19°

Palmitinho - RS
27° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
27° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Região retorna para a bandeira vermelha

    Após analise dos recursos grupo técnico indefere pedido da região de ficar na bandeira laranja

    Beneficiada com o recurso encaminhado na última semana, 13ª rodada do Distanciamento Controlado, nesta semana, que é a 14ª rodada do modelo adotado no Rio Grande do Sul a região Covid de Palmeira das Missões ficará na bandeira vermelha.

    De acordo com o governador Eduardo Leite, os números expressam essa necessidade de atenção. Em comparação à semana anterior, houve novamente forte aumento de 44% na ocupação de leitos clínicos confirmados Covid-19 na região. Como resultado, é altíssima a incidência de confirmadas para COVID-19 na região, de 12,73 hospitalizações registradas nos últimos 7 dias para cada 100.000 habitantes.

    – Merece atenção ainda a elevação no número de óbitos registrados na semana. Foram 7 pacientes que falecerem de Covid-19 na semana na região, um número 40% maior que o registrado na semana anterior. Um indicador que nos deixou em alerta é que a macrorregião norte - Passo Fundo, Erechim e Palmeira das Missões - pela primeira vez tem menos de um leitos livres de UTI por paciente confirmado com a doença. O índice da última semana ficou em 1 UTI para cada 1 paciente, nesta semana são 0,9 leitos para cada paciente Covid  – salientou o governador.

    Melhor, porém, o indicador relativo ao de estágio da doença na região, que registra 333 casos ativos para 926 casos recuperados nos últimos 50 dias anteriores ao início da semana.

    Além da região de Palmeira das Missões ficaram na bandeira vermelha as regiões de: Capão da Canoa, Erechim, Pelotas, Taquara, Novo Hamburgo, Canos, Porto Alegre e Passo Fundo.

    Regra 0-0

    Na região Covid de Palmeira das Missões, que congrega os 52 municípios de abrangência da 19º Coordenadoria Regional de Saúde e 15º Coordenadoria Regional de Saúde, 32 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, se feito o decreto municipal para isso, por se enquadrarem na regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias,  porém, é necessário que a prefeitura crie um regulamento local.

    Eram 31 municípios na lista inicial do governo do Estado porem Iraí teve o pedido de análise dos dados revisto e o pedido deferido garantindo a possibilidade operação dos serviços com protocolos de bandeira laranja.

    31 municípios da região poderão adotar critérios da bandeira laranja

    Cogestão regional

    Começa a valer nesta semana o regime de colaboração contruido entre governo do Estado e Famurs. Com a mudança, prefeitos de uma mesma região covid poderão definir os protocolos específicos para cada setor econômico, de acordo com as suas peculiaridades.

    Na prática, o governo continuará classificando as regiões por meio das bandeiras, mas os municípios poderão deliberar por aplicar protocolos diferentes dos aplicados pelo governo do estado. Desta forma, os protocolos da região podem ser menos restritivos do que a bandeira vigente, mas não menos restritivos ou equivalente ao da bandeira de risco inferior.

    No entanto, será necessário apresentar justificativa técnica, elaborada por comitês científicos de análise de dados da covid-19. A partir de um pedido da Famurs e das associações regionais, também ficou definido que a flexibilização só irá ocorrer por maioria qualificada, ou seja, dois terços dos prefeitos.

    None
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    A Viola e a Saudade

    Julinho Balestrin

    05:00 - 08:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00