Geral
Atualizado em 08/11/2024 às 16:01
Região terá mais oito escolas estaduais em tempo integral
Hoje são 15 instituição ofertando educação integral nos municípios de abrangência da 20ª e 21ª CREs
Com foco na valorização do aluno e do professor para a construção do presente e do futuro da sociedade, o governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira, 7 de novembro, a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para o ano letivo de 2025. A ampliação abrangerá mais 90 instituições de ensino em 68 municípios.
Na região de abrangência do Grupo Chiru, que inclui os municípios atendidos por duas coordenadorias regionais de educação, a 20ª CRE, com sede em Palmeira das Missões, e a 21ª CRE, com sede em Três Passos, oito novas instituições oferecerão o ensino integral em 2025. Atualmente, nove escolas da 20ª CRE e seis escolas da 21ª CRE já oferecem essa modalidade de ensino.
A educação é uma prioridade para o governador Eduardo Leite, que, com esse anúncio, eleva para 296 o número de escolas de Ensino Médio com turno integral na Rede Estadual – mais que o dobro do que havia em 2023. "Estamos dando sequência ao nosso compromisso de expansão do ensino em tempo integral no Estado. Temos a consciência de que o tempo integral, quando oferece boas condições de segurança e de alimentação para que os alunos permaneçam mais tempo na escola, garante uma jornada pedagógica mais intensa para prepará-los para o futuro. É o que observamos em lugares onde a educação teve evolução expressiva, tendo o tempo integral como uma grande aposta, e nós estamos neste rumo", afirmou o governador Eduardo Leite.
Essa modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo educativo. A abordagem pedagógica do Tempo Integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo, são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilhas de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.
Outro pilar do Tempo Integral é a prática do acolhimento. No início do ano, com a chegada dos novos matriculados e de suas famílias, é realizado um momento de integração para estabelecer os primeiros vínculos e estimular a reflexão a respeito dos sonhos e expectativas dos jovens. Essa abordagem se estende durante todo o calendário letivo, com uma rotina escolar que prioriza o apoio e o acompanhamento das aprendizagens – criando um ambiente de pertencimento e aproximação.
As escolas da região que passarão a ofertar o ensino em tempo integral em 2025 são: em Boa Vista das Missões, a Escola Lucila Nogueira; em Derrubadas, a Escola Getúlio Vargas; no município de Esperança do Sul, a Escola Olavo Bilac; em Lajeado do Bugre, a Escola Eugênio Korsack; em Miraguaí, o Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela; no município de Palmeira das Missões, a Escola de Educação Básica Palmeira das Missões; e em São Valério do Sul, a Escola São Valério.
No Rio Grande do Sul, a modalidade começou a ser implementada em 2018, quando as primeiras 11 escolas estaduais de Ensino Médio fizeram a transição para o Turno Integral. Desde então, o sistema foi ampliado, alcançando 18 escolas em 2022, depois 111 em 2023 e 206 em 2024. Atualmente, 27% das instituições de Ensino Médio da Rede Estadual já adotam o modelo. A meta é alcançar 50% até 2026.
20ªCRE
Escolas que já ofertam ensino integral
Escola Estadual Castro Alves, de São José das Missões
Escola Estadual São Gabriel, de Ametista do Sul
Escola Estadual Sepé Tiaraju, de Frederico Westphalen
Instituto Estadual de Visconde de Taunay, de Iraí
Instituto Estadual de Educação 22 de Maio, de Palmitinho
Escola Estadual Básica José Cañellas, de Pinheirinho do Vale
Escola Estadual 14 de Maio, Vicente Dutra
Escola Estadual Olivia de Paula Falcão, de Erval Seco
Escola Estadual Venina Palma, de Palmeira das Missões
Escolas que irão ofertar ensino integral a partir de 2025
Escola Estadual Palmeira das Missões de Palmeira das Missões;
Escola Estadual Lucila Nogueira de Boa Vista das Missões;
Escola Estadual Eugênio Korsack de Lajeado do Bugre.
21ª CRE
Escolas que já ofertam ensino integral
Escola Estadual Rocha Pombo - Crissiumal
Escola Estadual Feliciano Jorge Alberto - Redentora
Escola Estadual Santo Pasini - Braga
Escola Estadual Professora Cléia Salete Dalberto - Tenente Portela
Escola Estadual Érico Veríssimo - Vista Gaúcha
Escola Estadual São Francisco de Sales - Campo Novo
Escolas que irão ofertar ensino integral a partir de 2025
Escola Estadual Getúlio Vargas - Derrubadas
Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela - Miraguaí
Escola Estadual Olavo Bilac - Esperança do Sul
Escola Estadual São Valério - São Valério do Sul