Geral
Publicado em 03/05/2024 às 10:12
Rio do mel já subiu quase 7 metros em Iraí e deixa famílias desalojadas
O Rio Uruguai já chegou a 12,7 metros, pelo menos 9 metros acima do nível normal
Mesmo com baixo índice pluviométrico, registro de cerca de 120mm, nesta quinta-feira, 2 de maio, no município de Iraí, se comparado a média das demais cidades da região que chegaram a 200mm, o município foi afetado com as cheias do Rio do Mel e Rio Uruguai.
De acordo com o prefeito, Antônio Vilson Bernardi, a situação nesta manhã de sexta-feira, 3 de maio, é estável, mas a administração segue fazendo o levantamento e acompanhando o aumento dos rios. “Neste momento, que estamos sem chuva no município, a situação está estável, estamos fazendo o levantamento dos estragos e das famílias atingidas, o rio segue alto e estamos acompanhando esta elevação que foi muito rápida acredito que pelo fato de vários rios desaguarem o Uruguai e este represar o rio do mel que corta a cidade”, disse.
No balneário o Rio do Mel já subiu quase sete metros e o Rio Uruguai, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil já está com 12,62 metros, ou seja, mais de 9 metros acima do nível normal. Ao analisarmos os dados comprovamos a subida repentina do Uruguai que as 14 horas do dia 2 de maio estava com 3,28 metros e as 20 horas já estava próximo a cota de inundação com 7,31 metros.
O prefeito salienta que as cheias, mais uma vez, atingiram as partes mais baixas da cidade, atingindo algumas residências, onde as famílias precisaram ser retiradas e o balneário. “O que vimos, além das cheias aqui na cidade foi muita água descendo em direção ao Uruguai, com os rios passando encima de pontes que nunca passou antes, mas. Em princípio não há registros de situações mais graves, mas ainda não temos todo o levantamento do a situação do município”, comentou.