Geral
Publicado em 18/10/2023 às 15:12
Rio Uruguai apresenta tendência de baixa no volume das águas
Em Itapiranga, nível está 11,78 metros acima do nível normal
Os altos volumes de chuva registrados na região desde a última segunda-feira, 16 de outubro, seguem causando transtornos e alagamentos na região.
A Estação Meteorológica de Palmitinho registrou entre a segunda-feira, 16 de outubro, e às 14 horas desta quarta-feira, 18 de outubro, 185,7 milímetros de chuva. O índice representa 82,9% do total de chuva esperado para todo o mês de outubro no município. Segundo informações do Climatempo, a média de chuva em Palmitinho para o período é de 224 milímetros.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na terça-feira, 17 de outubro, um alerta de risco de inundação para o Rio Uruguai.
Em Itapiranga, segundo informações da Defesa Civil, o nível está 11,78 metros acima do nível normal. A medição foi feita às 14 horas e havia apresentado diminuição de 12 centímetros na última hora. Na medição das 8 horas desta quarta-feira, 18 de outubro, o nível do Rio Uruguai estava em 12,14 metros acima do nível, apresentando tendência de diminuição.
Devido ao alto volume de chuva, a travessia de balsa entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC) foi suspensa no final da tarde desta terça-feira, 17 de outubro. A travessia de lancha também não está sendo realizada.
Em Iraí, no último boletim divulgado pelo Serviços Meteorológicos do Brasil às 7 horas o nível do Rio Uruguai estava 12,71 metros acima do nível normal. Mais uma vez as famílias que residem na parta mais baixa do município tiveram qu sair de suas casas.
A travessia de balsa em Porto Soberbo, interior de Tiradentes do Sul, divisa com El Soberbio, na Argentina também está suspensa. No local, o nível do Rio Uruguai está 19,14 metros acima do nível normal, segundo as informações do Serviços Meteorológicos do Brasil.