Segurança
Publicado em 10/08/2024 às 09:35
Roda de conversa em Coronel Bicaco debate a violência contra a mulher
Integrantes da Assistência Social de Coronel Bicaco e Redentora participaram da atividade
A violência, física, sexual, moral e psicológica contra a mulher é um tema atualmente em evidência em diversos espaços midiáticos.
Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio em 2023 no Brasil - o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015. As agressões decorrentes de violência doméstica tiveram aumento de 9,8%, e totalizaram 258.941 casos. Houve alta também nas tentativas de feminicídio (7,2%, chegando a 2.797 vítimas) e nas tentativas de homicídio contra mulheres (8.372 casos no total, alta de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%) e estupro (6,5%).
Diante desses dados a região está mobilizada no combate a violência contra a mulher e neste mês de agosto, chamado de Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres o objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.
No último dia 7 de agosto, aconteceu em Coronel Bicaco uma Roda de Conversa referente ao mês de Combate à Violência Contra a Mulher.
O evento foi promovido pela Assistência Social de Coronel Bicaco, tendo como convidados e participantes as Delegacias de Polícia de Coronel Bicaco e Redentora, a Promotora de Justiça da Comarca de Coronel Bicaco e os integrantes da Assistência Social de Coronel Bicaco e Redentora.