Geral
Atualizado em 22/11/2019 às 08:30
RS libera recurso para obras na Escola 20 de Setembro de Caiçara
Instituição de ensino irá receber mais de R$ 98 mil
A Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, de Caiçara, recebeu o recurso para obras no valor de R$ 98.360,37 para a execução de reformas na instituição. A demanda foi solicitada ao governo do Estado em outubro de 2018, por meio de processo administrativo eletrônico, SGO 037/2018 e licitado em abril deste ano por meio do Edital- Convite 004/2019 da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O recurso será utilizado para a reforma geral de salas de aula; troca da cobertura - telhados e forros -; restauração dos banheiros, instalações elétricas e hidrossanitárias; substituição de reboco e pintura; além da substituição de pisos e esquadrias.
De acordo com o coordenador da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marcos Hivan Petter Machado e da coordenadora adjunta, Jogelci do Carmo, foram até Caiçara para conhecer a realidade da escola, o recurso chega em boa hora para beneficiar os cerca de 150 alunos da instituição com mais de 40 anos de história. O valor já foi depositado em conta de autonomia financeira da escola.
Nos próximos dias a instituição deverá formalizar o contrato com a empresa, AndaLuza Construções Ltda, vencedora da licitação, seguido da ordem de inicio da obra. O diretor da escola, Gessi Degregori, estima-se que a reforma comece ainda em dezembro deste ano. A fiscalização da obra ficará a cargo da 24ª Coordenadoria Regional de Obras, com sede em Frederico Westphalen.
O chefe da CRE salienta que a liberação do recurso se deu a partir de recursos próprios do governo estadual, com a devolução do dinheiro do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para as escolas que estavam com seus projetos encaminhados. “A devolução desses recursos está sendo realizada por fases, e nesta fase, com o esforço da 20ªCRE e de algumas parcerias, a Escola 20 de Setembro foi contemplada”, destacou Machado ao citar o apoio do diretor da escola e presidente do PSDB do município, Silvano Faccin.