Saúde
Atualizado em 19/02/2021 às 12:05
RS ultrapassa mil pacientes, internados em UTIs, com Covid-19
Em uma semana, salto na ocupação por pacientes graves é de 19%
O Rio Grande do Sul atingiu pela primeira vez a marca de mil pacientes com covid-19 ocupando leitos das unidades de tratamento intensivo (UTIs) desde o começo da pandemia. É o que aponta no começo da manhã desta sexta-feira, 19, o portal da Secretaria Estadual da Saúde (SES) que monitora as vagas.
De todos os leitos de UTI que o RS possui, 81,1% estão ocupados devido à covid-19 e por outros motivos. Dessas vagas ocupadas, 47.4% são ocupadas por pacientes diagnosticados com coronavírus. Em uma semana, o salto na ocupação por pacientes graves é de 19%. Em números absolutos, dos 2.684 leitos de UTI adulta disponiveis do Estado, 2.177 estão ocupados, 1.032 por pacientes com Covid-19, 160 por pacientes com suspeita do novo coronavirus e 985 por pacientes internados por outros motivos.
A região Covid de Palmeira das Missões tem 23 pacientes com a doença, internadoe em leitos de UTi adulto. A taxa de ocupação está em 65.7%. Se considerarmos toda a macrorregão norte do Estado, dos 234 leitos de UTI adulto, 183 estão ocupados, 77 deles por pacientes com Covid-19.
– A gente está vivenciando aparentemente o pior momento da pandemia. Tem sido muito difícil a previsão em torno dos eventos. Essa onda está vitaminada pela entrada das novas variantes, que estão se tornando dominantes, contaminando em vários Estados. Temos Estados numa situação de pico mais alto. Aparentemente a velocidade de transmissão dessas variantes são maiores. Estamos em momento de alerta, e novas medidas em relação à estrutura e ao comportamento e ao distanciamento devem ser tomadas nos próximos dias.
Na quinta-feira, 18, o RS já havia atingido a marca recorde de 991 pacientes com covid-19 em UTIs. No Natal, a marca chegou a 986 pacientes.
*Com informações GZH e Governo RS