Geral
Publicado em 26/07/2019 às 12:23
SAE de casa nova
Espaço conta com cinco salas e dois banheiros
Referência no atendimento especializado em saúde para pacientes com HIV, Hepatites e Sífilis o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está de casa nova em Frederico Westphalen. Atuando no município desde 2010 o serviço agora tem um espaço mais privativo, com acesso independente dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde.
A nova estrutura conta com cinco salas, divididas entre recepção, dois consultórios, sala de atendimento, uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), sala de atendimento e dois banheiros inclusive com acessibilidade.
– Como já estamos nesta nova estrutura há alguns dias, podemos ver no olhar do paciente a alegria de poder contar com esse espaço pensado para eles e para nós, nada é mais gratificante do que isso – destacou a coordenadora da unidade e técnica em enfermagem Luciani de Cristo.
O SAE conta com uma equipe formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem, psicóloga, farmacêutica e agente-administrativa, dando suporte para pacientes dos 26 municípios de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS). “Hoje ocupamos o 55º lugar no ranking com maiores índices, é uma posição nada confortável, os casos tem aumentado drasticamente por isso, ter um atendimento cada vez mais especializado é nossa prioridade”, comentou a secretária da pasta, Marta Chieli.
Fernando Panosso, coordenador da regional de saúde destacou o serviço eficiente prestado pela equipe e a busca contestante não só em ofertar tratamento, mas em prevenir as doenças. “Seremos sempre parceiros do SAE na busca de recursos para qualificar o serviço. Precisamos mudar esses números e isso passa por educação e prevenção, a compra do carro busca essa atuação mais descentralizada e é disso que precisamos. São doenças possíveis de prevenir, com tratamento, é claro, mas a prevenção é o melhor caminho” ponderou.
Durante o ato inaugural, o prefeito José Alberto Panosso, destacou que o município deve partir para essa linha da prevenção em saúde e anunciou a compra de um ônibus que será utilizado para levar esses tratamentos até as comunidades.
Atendimento individualizado
A atuação do SAE é confidencial, toda a pessoa que quiser mais informações pode ir até a unidade que fica junto a Secretaria Municipal de Saúde, antiga sede do SAMu, entrada pela rua Rui Barbosa. Telefones de contato: (55) 3744-4911 ramal 219 ou (55) 99635-2706.
Atividades de conscientização
Dando sequência do trabalho de conscientização, a Secretaria da Saúde, com o apoio da 19ªCRS, URI e SAE, realizará uma palestra no dia 7 de agosto, a partir das 9 horas, no Salão de Atos da URI-FW, com o médico infectologista Hugo Noal, do município de Chapecó/SC.
Voltada para a população em geral, durante o evento serão debatidas as doenças transmissíveis, formas de tratamento e prevenção. Para participar da palestra, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para uma instituição do município.