Saúde
Publicado em 17/09/2024 às 15:16
SAE realiza capacitação sobre ISTs e Hepatites para os 26 municípios da região
Profissionais da atenção básica e das maternidades participaram das atividades
O Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais de Frederico Westphalen (SAE) e a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ªCRS/SES-RS) promoveram eventos de capacitação aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde (APS) e nas maternidades da região. As formações focaram no trabalho de prevenção e tratamento do HIV, sífilis e hepatites B e C e reuniram profissionais dos 26 municípios da 2ª CRS e que tem o SAE de Frederico Westphalen como referência.
A programação iniciou nos dias 11 e 12, com profissionais da atenção primária à saúde. As pautas principais foram os fluxos e protocolos na rede de atenção para o rastreio, diagnóstico e tratamento do vírus do HIV, sífilis, hepatite B e C. O acompanhamento e seguimento mediante notas técnicas estaduais e o cuidado compartilhado entre APS e SAE-FW também foi discutido.
Outros assuntos do encontro foram os fluxos da farmácia do SAE-FW, vacinas especiais, notificações e monitoramento de casos para a vigilância epidemiológica, bem como os serviços de profilaxia pós-exposição e pré-exposição ao HIV, ambos já disponíveis no SAE de Frederico Westphalen.
Atualização às maternidades
Na sexta-feira, 13 de setembro, a programação foi voltada às maternidades. Profissionais que atuam nas maternidades da região foram capacitados em assuntos como profilaxia da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatites B e C e protocolos e fluxos na rede de atenção da 2ªCRS/SES-RS e SAE de Frederico Westphalen.
Foram abordadas questões como fluxos e protocolos para o rastreio do HIV, sífilis, hepatites B e C nas maternidades para parturiente/puérpera, parcerias sexuais e recém-nascidos, além de profilaxias e tratamento para os casos de infecção.
As capacitações da última semana serão sucedidas por outras voltadas ao fortalecimento da rede, tendo em vista ações em conjunto para o controle das infecções do HIV, sífilis e hepatites virais. Para isso já existe programação de novos encontros realizados nos próximos meses em conjunto com o SAE de Frederico Westphalen e a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.
*Informações Ascom/FW