Últimas
Publicado em 11/03/2022 às 15:16
Safra da Soja na região da Amzop registra perda de 10 milhões de sacas
Os números são da EMATER regional
60% da safra da soja na região do Médio e Alto Uruguai foram perdidas devido à estiagem. Os números são da EMATER regional que abrange 42 municípios. Durante entrevista ao grupo Chiru o gerente regional da entidade Luciano Schwartz disse que em média, são colhidas 25 sacas por hectare, número muito abaixo da expectativa gerada no início da planta. “Existem alguns agricultores que estão colhendo entre 5 a 10 sacas por hectare”, explicou.
A quebra na cultura da soja na região do Médio e Alto Uruguai se mostra a cima da média Estadual. “No Estado, a região sul ainda teve chuvas mais regulares, por isso, os números são um pouco melhores”, pontuou Luciano.
Schwartz disse que em dinheiro, e com o preço aplicado hoje na saca da soja, o prejuízo supera R$2bi. “A população ainda não sente este impacto no dia a dia, isso será percebido no momento de faturar a safra”, comentou. "A perda na agricultura vai impactar todos os demais setores, porém, é preciso que os agricultores tenham um olhar para frente e que uma grande retomada seja iniciada", comentou o gerente.
Dentro dos 42 municípios de abrangência da EMATER do Médio e Alto Uruguai são 419mil hectares cultivados com soja, a quebra total se aproxima de 10 Milhões de sacas.