Geral
Publicado em 01/11/2023 às 15:59
Sala de Situação emite alerta vermelho para risco de tempestades com chuvas intensas
Formação de ciclone próximo à costa deve trazer altos volumes de chuva
A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande Sul (Sema/RS) emitiu na terça-feira, 31 de outubro, um alerta vermelho para a possibilidade de tempo severo, ventos e chuvas intensas e cheias em parte do território gaúcho. O risco é alto para tempestades isoladas com queda de granizo e rajadas fortes de vento, ou seja, condições para tempo severo na metade Norte e Sul gaúcho.
Segundo o Aviso Hidrometeorológico da Sala de Situação, entre a quinta-feira, 2 de novembro, e sábado, 4 de novembro, a previsão aponta para tempo severo com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento. A tendência aponta para a formação de um ciclone próximo à costa, que deve trazer altos volumes de chuva.
Na quinta-feira, 2 de novembro, o avanço de um sistema de baixa pressão para o Estado, a formação de uma frente fria e de umidade vindas da Amazônia, favorecem os temporais isolados com chuvas moderadas a fortes e descargas elétricas sobre praticamente todo o território gaúcho. Não se descarta eventual queda de granizo e rajadas intensas de vento (acima de 90 quilômetros/hora). No Noroeste, Centro, Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e Nordeste os acumulados variarão entre 70 milímetros e 90 milímetros/dia, podendo passar pontualmente dos 110 milímetros/dia.
Na madrugada e manhã da sexta-feira, 3 de novembro, com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha, as chuvas seguem intensas e volumosas entre o Centro-Norte, Nordeste, Vales e Leste gaúcho.
Os acumulados variarão entre 50 milímetros e 90 milímetros/dia, podendo passar pontualmente desses valores nas regiões Norte e Nordeste.
Ao longo do sábado, 4 de novembro, há condição para chuva fraca e pontualmente moderada na faixa Leste e metade Norte com acumulados variando entre 5 milímetros e 15 milímetros/dia.
Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 100 milímetros e 150 milímetros sobre o Noroeste, Norte, Centro, Nordeste, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte, podendo passar pontualmente desses valores nessas áreas.
Gradualmente o ciclone se afasta, os ventos perdem força e o tempo firme volta a predominar em todo o Estado.
A tendência é que o domingo, 5 de novembro, seja de tempo firme com sol entre poucas nuvens, devido à atuação de sistema de alta pressão atmosférica.
* Com informações Sala de Situação da Sema/RS - Aviso Hidrometeorológico 231