Geral
Atualizado em 16/09/2019 às 16:02
Sala do empreendedor: 1 ano mais de 500 empresas regularizadas
Espaço foi criado para dar mais agilidade ao atendimento para empresários
Há um ano o sonho de ter um espaço onde o empresário, independentemente do tamanho do negócio, pudesse chegar e ser atendido em todas as suas demandas, sem precisar ficar percorrendo os diversos setores da administração publica, tornou-se realidade em Frederico Westphalen com a abertura da Sala do empreendedor. O espaço completou um ano no dia 14 de setembro.
De acordo com a secretária da fazenda, Simone Duarti, os números somados até então são muito positivos, a cidade já conta com mais de 3,2 mil empreendedores, sendo que cerca de 500 deles foram regularizadas após a abertura da Sala do Empreendedor. “Era um sonho, um projeto de governo, que tornamos realidade. Muitos que estavam na informalidade trabalhando com medo hoje crescem trabalhando formalizados. Temos a primeira junta do estado 100% digital, foram centenas de atendimentos. O pró-empresa que oferece recursos a juro zero, fizemos ainda a capacitação dos empreendedores em parceria com as universidades, a Emater o Sebrae, ACI, CDL, Sicredi, enfim entidades parceiras. O saldo desse um ano é muito positivo”, salientou a secretária.
Sobre o pró-empresas o presidente da câmara de vereadores Inácio Panosso Junior salientou que já foram 16 beneficiadas. “A desburocratização do sistema, os emissão mais ágil dos alvarás, o pró-empresa com 16 ideias já financiadas é muito bom ver o município crescendo e gratificante poder estar fazendo parte dessa história aprovando projetos que vieram a beneficiar tantas pessoas”, disse.
A Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, e Fazenda, com o Sebrae e Junta Comercial do Rio Grande do Sul. “Quando assumimos o governo, identificamos que as empresas levavam cerca de 90 dias ou mais para abrir as portas na cidade então começamos a trabalhar para melhorar isso, hoje, a média é 48 horas. Mais de 12 mil pessoas foram atendidas aqui na sala do empreendedor e outro projeto deste espaço que nos orgulha muito é o das compras governamentais graças a ele hoje temos em nosso município muitas empresas, inclusive micro e pequenos empreendedores que estão aptos a oferecer produtos e serviços para o poder público, seja ele do município, do estado e até para órgãos federais”, considerou o prefeito José Alberto Panosso.
Assumindo recentemente a pasta de Indústria Comércio e Turismo, Alessandro Molossi salienta que vai dar continuidade as ações, aprimorar outras e seguir sendo parceiro do desenvolvimento de Frederico Westphalen. “Todos aqui estão de parabéns, se estou aqui hoje, inclusive, devo a minha participação no Comitê de Governança e Empreendedorismo que partiu aqui deste espaço, também. E a gente vem com esse foco, olhar para a inovação, processos inovadores, buscar no mercado melhores praticas que tragam praticidade e segurança aos empreendedores que já esteja aqui ou queiram vir para o nosso município a nossa ideia é isso inovar processos e valorizar o que já está acontecendo. Gerando uma corrente positiva”, salientou.
A sala do empreendedor fica Rua José Cañelas, n° 220 sala 01 Residencial Itália – Centro de Frederico Westphalen, telefone (55) 3744-5050. Acesse também as informações nas redes sociais.
Instagran @salaempreendedorfw