Geral
Publicado em 12/12/2019 às 10:00
Sala do Empreendedor de FW recebe Selo Ouro do Sebrae
Certificação máxima foi concedida apenas para sete municípios gaúchos
Após 16 meses de funcionamento, a Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen recebeu um importante reconhecimento: o Selo Ouro de certificação do Sebrae RS.
O prêmio foi concedido ao município através de uma avaliação que é realizada anualmente pelo Sebrae/RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que analisa os serviços ofertados pelas Salas do Empreendedor.
Conforme o Sebrae RS, foram avaliados 24 critérios, respondidos pelos municípios no site da FNQ. Para conquistar o Selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisavam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções, como serviços de orientação e formalização de empresas.
Já para conquistar o Selo Prata, além dos pré-requisitos do Selo Bronze, foram exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como, por exemplo, o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito. E, para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, foi exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online.
A Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen, na primeira avaliação após a criação, já conquistou a certificação máxima, sendo o Selo Ouro.
Para o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, este reconhecimento reafirma o comprometimento da administração em ofertar serviços de qualidade aos empreendedores. “Desde a criação da Sala do Empreendedor, buscamos constantemente evoluir e proporcionar segurança para quem empreende e para quem quer empreender no município, através da simplificação e desburocratização de processos”, frisou Panosso.
O gestor de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae, Patric Strapazzon, disse que o Selo Ouro para a Sala do Empreendedor de FW é um justo e merecido reconhecimento. “O trabalho desenvolvido no município, tem um planejamento e avaliação constante que fazem da Sala do Empreendedor uma referência no Estado. As políticas públicas de desenvolvimento em Frederico Westphalen são convergentes e concentradas no espaço da Sala do Empreendedor, que é uma referência local para empresários. Para o Sebrae, e em especial ao Sebrae da região Norte, é uma honra contar com um espaço como esse”, destacou.
Já a secretária da Fazenda, Simone Duarti, ressaltou que o reconhecimento é uma das formas mais eficazes de motivar para cada vez fazer melhor. “Compartilhamos a conquista com todos que fizeram parte da construção da Sala do Empreendedor em FW, todas secretarias municipais envolvidas, equipe de agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor e especialmente, ao Sebrae que orientou e acompanhou em toda construção do processo. Com certeza, quem ganha com isso é o empreendedor de Frederico Westphalen”.
Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, o selo é resultado do trabalho da gestão municipal, que visa a melhoria do ambiente de negócios. “Este reconhecimento obtido evidencia o trabalho conjunto realizado, na busca pela excelência no atendimento aos empreendedores”.
A PREMIAÇÃO
No total, 88 Salas do Empreendedor gaúchas se inscreveram para receber a certificação do Sebrae RS, sendo que apenas sete conquistaram o Selo Ouro, o que corresponde a um elevado número de serviços ofertados. Outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze.