Geral
Publicado em 19/11/2019 às 09:09
Saúde busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo
Mobilização segue até 30 de novembro
Com foco na população jovem, com idade entre 20 e 29 anos, o Ministério da Saúde iniciou na segunda-feira, 18 de novembro, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Fazem parte desse grupo etário 9,4 milhões de brasileiros, segundo informações do Ministério da Saúde.
O objetivo da campanha, que teve R$ 7 milhões em investimentos nesta etapa, é imunizar pelo menos 9 milhões de pessoas. A estimativa do Ministério da Saúde é que há 747.890 pessoas dessa idade no Rio Grande do Sul que não receberam nenhuma das doses da vacina contra o sarampo.
Os dados mais recentes mostram que jovens nessa faixa etária são maioria entre os casos registrados – respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo este ano no Brasil. No Estado, do total de 32 casos confirmados até 13 de novembro, 10 (31%) tem entre 20 e 29 anos.
E, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, são também o maior vetor em potencial da doença.
DIA D
A segunda fase da campanha vai até 30 de novembro, Dia D da Vacinação contra o Sarampo. Assim como na primeira fase, o Dia D será de trabalho intenso para que seja possível cobrir a maior parte possível da população-alvo.
Há, entretanto, uma ressalva para o público-alvo da campanha. Gestantes na faixa etária não devem se vacinar contra sarampo, já que o método de imunização se dá por uma versão atenuada do vírus.