Região
Atualizado em 21/03/2025 às 16:33
Seberi terá biofábrica para produção de insumos
Parceria da Fundação BB e Cooperbio viabilizará a construção da GEASOL

Durante a 8ª Festa da Semente Crioula e a 3ª Feira de Economia Solidária que aconteceu no último sábado, 15 de março, na Cooperativa Camponesa (Cooperbio), em Seberi (RS), reunindo agricultores, autoridades, pesquisadores e representantes de diversos movimentos sociais, foi feito o anuncio e lançamento da pedra fundamental da biofábrica GEASOL, que será construída na área da cooperativa.
A estrutura visa a produção em escala comercial de biocontroladores, biofertilizantes, inoculantes e soluções biológicas para a agricultura familiar e será viabilizada por meio de um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Cooperbio, consolidando a atuação da cooperativa no desenvolvimento e produção de bioinsumos.
De acordo com a presidente da Cooperbio, Luiza Pigozzi, com a instalação desta unidade, será possível produzir anualmente 500 mil doses de inoculantes, que auxiliam no crescimento das plantas e 10 mil litros de biocontroladores, que ajudam a controlar pragas e doenças em plantações, impactando diretamente a produtividade e sustentabilidade de 250 mil hectares de lavouras. “Este é um grande passo rumo a uma agricultura mais resiliente e responsável e isso vai de encontro aos objetivos da Cooperbio de ser uma referência na produção, uso e capacitação em bioinsumos, sendo um caminho necessário para o enfrentamento as mudanças climáticas”, disse ela.
Leia mais:
Festa da Semente Crioula de Seberi valoriza o camponês e a cultura brasileira
A instalação da fábrica de Bioinsumos terá um aporte de R$ 7 milhões da Fundação Banco do Brasil (BB). Kleytton Morais, presidente da fundação, enfatizou a importância da biofábrica para a transição agroecológica, destacando que essa iniciativa é um dos primeiros projetos implementados após a criação do Programa Nacional de Redução e de Métodos Alternativos de Produção Alimentar. “Este é um marco importante na produção de insumos sustentáveis para a agricultura familiar na região”, comentou.
O prefeito de Seberi (RS), Adilson Balestrin, falou da relevância do evento para o município e celebrou o investimento na fábrica de bioinsumos. "É um momento muito importante e marcante para o município, onde vemos um grande investimento e uma grande movimentação em prol da agricultura familiar e da geração de emprego", afirmou.
*Com informações Fundação BB