Arquivo
Atualizado em 06/06/2014 às 10:31
Secretaria da Saúde ativa Centro de Operações Conjuntas para a Copa do Mundo FIFA 2014 no Estado
Começou a funcionar o Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (Ciocs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), na quinta-feira, dia 5, com a finalidade de implementar as ações estratégicas de saúde durante a Copa do Mundo FIFA 2014 no Estado.
Trata-se de uma unidade operacional formada por técnicos das áreas de assistência ambulatorial e hospitalar, Samu, Regulação, Vigilância em Saúde, Laboratório Central, Hemorgs, Comunicação Social, Centro de Informações Toxicológicas, secretarias municipais da Saúde de Porto Alegre e Viamão.
"Este centro terá foco na detecção, monitoramento e resposta a fatos e ocorrências em saúde pública relacionados ao evento de massas, que será o Mundial 2014", assinalou a coordenadora do Ciocs Estadual, Rosângela Dornelles. Entre as tarefas do centro estará o monitoramento de informações, recebimento de notificações, avaliações, relatórios e boletins. O Ciocs foi instalado no prédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), localizado na Rua Domingos Crescêncio, 132, Bairro Santana, em Porto Alegre.
Preparação para o evento de massas Desde 2011, a SES/RS vem se preparando para esta atuação durante eventos de massas. A técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, lembrou que "a atividade da Vigilância em Saúde durante a Expointer em 2012, por exemplo, já foi uma experiência valiosa para o trabalho que teremos agora".
Foram diversas reuniões da Câmara Temática da Saúde na Copa 2014, com o Ministério da Saúde, Anvisa, Forças Armadas, Secretaria da Saúde de Viamão e da Capital, para a estruturação do plano de ação e integração dos serviços e atendimentos. A partir destes encontros foram elaborados 20 projetos detalhando as ações nas diversas áreas do Sistema Único de Saúde (SUS) e também com a parceria da rede privada de saúde.
A preparação das equipes de saúde para atuarem no evento, em caso de acidentes ou desastres em meio a aglomerados humanos, foi efetivada, por meio de simulados com a participação do Samu de Porto Alegre, com apoio operacional do Samu Estadual, segurança pública e Exército. Também foi realizado um Ccrso de Emergências Hospitalares em março.
No âmbito da Vigilância em saúde, foram realizadas inspeções sanitárias em serviços de alimentação,estabelecimentos de saúde e hotéis. Foi feita a classificação dos serviços de alimentação e implementação do número de laboratórios de entomologia e água, além de ações de controle vetorial e deroedores. A vigilância da saúde do trabalhador vistoriou os ramos hoteleiro, transportes, construção civil, trabalho informal, prevenção do trabalho e prostituição infantil.
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações