Arquivo
Atualizado em 06/02/2016 às 08:45
Secretários estaduais reforçam campanha de prevenção ao zika vírus
Na continuidade das atividades de mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti, em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), os secretários dos Transportes, Pedro Westphalen, e da Saúde, João Gabbardo, dedicaram a manhã e o início da tarde desta sexta-feira, dia 5, a distribuir material informativo sobre o zika vírus nos principais pontos de saída de passageiros de Porto Alegre no início do feriadão de Carnaval.
Na rodoviária de Porto Alegre, Westphalen participou da campanha de mobilização promovida pela RTI, ANTT, Daer, Detran, PRF e Batalhão Rodoviário. O secretário, que também é médico, distribuiu panfletos e conversou com as pessoas sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti como prevenção à doença, em especial no momento em que a capital registrou seu promeiro caso confirmado de zika vírus.
Em seguida, numa ação conjunta com a Triunfo Concepa, PRF e ANTT, os secretários e o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, ajudaram na distribuição do material informativo aos motoristas que passavam pela praça de pedágio de Gravataí a caminho do Litoral.
As ações serviram para chamar a atenção da população sobre o risco do avanço da epidemia, especialmente neste período de viagens para outros estados com maior número de registro de microcefalia, associados ao zika vírus, e cidades com elevado índice de infestação do mosquito.
O secretário dos Transportes destacou o engajamento do governo estadual e a sintonia entre os diversos órgãos envolvidos na ação para orientar a população e afastar a possibilidade de uma epidemia. "O governo do Estado está indo a campo e trabalhando de maneira intensa no combate ao mosquito transmissor do zika vírus. Estamos nos esforçando para controlar a doença e seguiremos trabalhando em ações preventivas de conscientização. Contamos com a população do Estado".
Para Gabbardo, é importante que cada um faça sua parte. "Esta parceria é fundamental para conseguirmos alcançar o maior número de pessoas possível, seja nesse feriado de Carnaval ou em outras oportunidades. Hoje (sexta) foi confirmado o primeiro caso de zika vírus no RS e queremos acabar com a doença. Para isso, é necessário que todos trabalhem no combate ao mosquito". Ascom STM
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações