Arquivo
Atualizado em 22/09/2016 às 11:24
Semana Nacional do Trânsito tem intensa programação no Rio Grande do Sul
Trazendo uma valorização maior do papel da educação para a segurança no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, dedicou uma semana inteira para debater o assunto. Todo ano, de 18 a 25 de setembro, órgãos de trânsito promovem uma série de atividades para chamar a atenção da sociedade sobre um problema ou tema específico. O Rio Grande do Sul terá uma intensa programação, que inclui seminários, cursos, workshops, apresentações artísticas, blitze educativas e de fiscalização, entre outras.
Neste ano, com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, a programação busca equacionar a matemática da segurança trânsito. Além de uma campanha educativa nas redes sociais, o Detran/RS desenvolve cinco cursos para diferentes públicos: Multiplicadores em Educação para o Trânsito (EAD), Curso de Formação de Pedestres (EAD), Elaboração de Projetos em Educação para o Trânsito, Condução Segura para Veículos Oficiais e o PACTO (Programa Programa de Ação Contínua pelo Trânsito nas Organizações), voltado para profissionais de RH e segurança no trabalho.
Na área de mobilidade, servidores do Detran/RS fazem, no Dia Mundial sem Carro (22), o Desafio Intermodal. Idealizado pela Comissão Ambiental da Autarquia, a ação vai comparar os diferentes modais segundo um conjunto de critérios: tempo despendido, custo, pegada de carbono. Também serão avaliados critérios importantes que, embora não possam ser medidos, têm seu peso nas nossas decisões: praticidade, conforto, segurança, efeitos sobre a saúde. Eles também serão considerados.
FONTE: DETRAN RS
Giancarlo Barros - Depto. Jornalismo