Geral
Publicado em 04/09/2019 às 11:46
Seminário do Pronera acontece nesta quinta-feira
As inscrições do curso seguem até 16 de setembro
O curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW realiza nesta quinta, 5, um seminário de divulgação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), com o tema," Formação Superior para Agricultores Beneficiários do Crédito Fundiário". A programação, do Seminário, inicia às 13h30, no auditório da universidade.
A instituição está com o processo de inscrições abertos para seleção da terceira turma da graduação, que tem como público-alvo beneficiários do crédito fundiário, e funciona na modalidade da pedagogia da alternância. 40 vagas serão ofertadas. As inscrições são gratuitas seguem até 16 de setembro.
– Esta parceira da URI com o INCRA viabilizada pelo Pronera permitiu que dezenas de famílias de agricultores pudessem melhorar sua condição de vida, possibilitando acesso ao conhecimento que aumentou suas habilidades e possibilidades de reprodução social. É isso que vamos mostrar neste Seminário – comentou o coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Gelson Pelegrini.
O Pronera
O PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) foi criado no ano de 1998, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. Seu objetivo é buscar garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que, até então, não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco o direito de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.
No ano de 2010, foram incluídos os Beneficiários do Crédito Fundiário como público alvo do PRONERA. Em 2014 teve início à primeira experiência do Brasil do PRONERA com beneficiários do Crédito Fundiário através do Curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, fruto do convênio do INCRA com a Universidade. Os trabalhos com a segunda turma iniciaram em 2015, dando sequência a experiência exitosa pioneira no Brasil.
Ao final de 2018, contabilizam-se 61 agricultores beneficiados pelo Crédito Fundiário, possuindo diploma de nível superior e tendo seus projetos profissionais e de vida elaborados e implantados nas unidades de produção adquiridas através desse crédito, sendo esses viabilizados em 26 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro.
*Com informações Ascom/URI