Menu

19°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Senacon e Procon se unem para evitar preços abusivos e orientar sobre fraudes no RS

    Intenção é auxiliar os órgãos locais diante da situação de calamidade em que se encontram os consumidores da região, além de fortalecer ações de fiscalização

    Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), emitiu uma Nota Técnica para defender os interesses e direitos do consumidor do Rio Grande do Sul. O documento, com base no Código de Defesa do Consumidor, pretende evitar que preços abusivos sejam praticados por comerciantes na venda de itens de primeira necessidade, como água e alimentos. A Nota Técnica é dirigida especialmente aos órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.

    O secretário da Senacon, Wadih Damous, explica que é criminoso que fornecedores de serviços e comerciantes diminuam a oferta e aumentem preços de gêneros de emergência. Para o diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor, Vitor Hugo do Amaral, aumentar valores de produtos essenciais, valendo-se de um período de extrema vulnerabilidade, é potencializar a prática abusiva prevista em lei. Ele salienta que, neste caso, é necessário limitar a quantidade de produtos para que mais consumidores tenham acesso.

    O texto orienta que sejam promovidas fiscalizações, além da criação de um canal de denúncias, conscientização dos consumidores e a orientação sobre seus direitos.

    A Senacon abriu um canal em parceria com o Procon do Rio Grande do Sul para orientar os Procons Municipais sobre dúvidas e procedimentos em relação às práticas abusivas e fraudes relacionadas à situação de vulnerabilidade agravada por causa das enchentes que assolam a região. A Senacon colocou à disposição os e-mails dpdc.senacon@mj.gov.br e procon@justica.rs.gov.br, para contato com a Secretaria e o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. “Ao trabalhar em conjunto, vamos oferecer uma resposta mais coordenada e eficiente às necessidades da população afetada”, pontua Wadih Damous.

    Os consumidores que enfrentam dificuldades relacionadas a fraudes envolvendo as doações às vítimas das enchentes também poderão denunciar abusos, tirar dúvidas e receber orientações sobre seus direitos. Além de oferecer suporte aos Procons Municipais, a iniciativa também visa fortalecer as ações de fiscalização e garantir que empresas e prestadores de serviços atuem de acordo com a legislação vigente. Isso inclui a verificação de práticas abusivas, como aumentos injustificados de preços e a oferta de produtos ou serviços inadequados.

     

    *Fonte: Governo Federal 

    Helena Knob - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00