Últimas
Atualizado em 05/07/2022 às 16:18
Sequestro de indígenas motivou protesto na ERS-330 entre Miraguaí e Redentora
Em entrevista ao Grupo Chiru, Carlinhos Alfaiate ressaltou que o clima é de tensão entre os indígenas que não aceitam a violência como meio de protesto.
O conflito político no interior da Terra Indígena do Guarita na região Celeiro provocou ações policiais na área nesta terça-feira (05). Conforme o Cacique Carlinhos Alfaiate o bloqueio total da ERS 330 aconteceu devido a um sequestro de quatro indígenas, levados pelo grupo rival.
Em entrevista ao Grupo Chiru, Alfaiate ressaltou que o clima é de tensão entre os indígenas que não aceitam a violência como meio de protesto.
“Os índios do meu grupo estavam voltando do supermercado e da farmácia quando foram surpreendidos pelo grupo rival, que armados, efetuaram o sequestro”, disse Alfaiate.
O bloqueio da rodovia foi feito para chamara a atenção das autoridades policiais sobre o fato. Conforme o cacique, um acordo foi feito para que o trecho fosse liberado. “Nós estamos aguardando a libertação dos indígenas para que tudo fique em paz, caso isso não aconteça nós voltaremos a bloquear a rodovia”, explicou Carlinhos Alfaiate.
A Terra Indígena do Guarita é a maior reserva do Estado com cerca de 2.100 famílias, ou, mais de 8mil habitantes.