Geral
Atualizado em 06/05/2024 às 15:52
Serviço de telefonia fixa e móvel segue apresentado oscilação no RS
Para enfrentar o problema que vem desde meados da semana passada as operadoras telefônicas compartilham sinal de internet
Desde que começaram os problemas relacionados as chuvas no Rio Grande do Sul, os serviços de telefonia fixa e móvel estão apresentando oscilação. Tentando minimizar essas dificuldades as operadoras telefônicas Claro, Tim e Vivo liberaram o roaming e compartilham sinal de internet entre si, com o objetivo de minimizar, principalmente, os problemas de conectividade provocados pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Com isso, os usuários gaúchos de uma empresa poderão acessar, temporariamente, a rede das outras duas, conforme a disponibilidade do sinal.
As empresas fizeram o acordo para que os celulares dos usuários possam se conectar em qualquer operadora com sinal disponível. É automático: caso o seu celular não pegue com a operadora da qual você é cliente, ele busca a rede de outra empresa.
Em nota, a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, informou a prestação do serviço. Além disso, também comunicou que as companhias prestadoras estão acompanhando de perto a situação climática, que afeta o fornecimento de energia elétrica para retomar com segurança o restabelecimento das conexões prejudicadas.
Para tentar restabelecer as comunicações em algumas regiões, o Ministério das Comunicações determinou que a Telecomunicações Brasileiras (Telebras) fornecesse antenas emergenciais de conexão banda larga via satélite ao Comando Militar do Sul e à Defesa Civil estadual. Os 14 terminais satelitais transportáveis (T3SAT) que a estatal entregou ainda na quinta-feira, 2, ajudam as equipes de resgate a atenderem os moradores que estão ilhados pelas águas.
Tchê Turbo
Quem tem telefones da Tchê Turbo, também está com o sinal variando bastante, tanto na telefonia fixa, quanto na móvel destacou a gerente de marketing da empresa, Greta Oliveira. Pois, de acordo com ela, a empresa funciona com a telefonia móvel encima da rede da Vivo, se essa apresenta instabilidade, automaticamente a Tchê Turbo Móvel também terá. Ja no que se refere a telefonia fixa, a Oi que é a responsável pelas "entregas" também está instavel desde o início das chuvas no Estado o que, da mesma forma, interfere no serviço ofertado pela Tchê Turbo Telecom.
Confira a nota da Conexis na íntegra:
As prestadoras [dos serviços] acompanham de perto a situação climática, que afeta serviços como o fornecimento de energia elétrica e deixa sem acesso estradas e ruas diversas cidades, para retomar com segurança o trabalho de restabelecimento dos serviços prejudicados. Como forma de minimizar os impactos para a população atingida, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no Estado habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente, os clientes de qualquer operadora acesse à rede disponível.
Bônus de internet em áreas atingidas
A Vivo informa que irá disponibilizar 10GB de bônus de internet a todos os clientes Vivo Pré da região durante cinco dias a partir deste domingo, 5 de maio.
Já a Claro está concedendo, desde quinta-feira (2/5), um bônus de 5GB de dados de internet para os clientes de serviço móvel pré-pago (válido por sete dias no plano Prezão e por 30 dias nos planos Controle e Flex). Para os clientes pós-pagos, a Claro promete isenção de juros e multa por inadimplência "neste período crítico".