Geral
Publicado em 21/12/2018 às 16:04
Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG investe em projeto que visa beneficiar produtores de leite
Aporte financeiro é concedido através do Fundo de Desenvolvimento Regional
Você sabe o que é o Fundo de Desenvolvimento Regional? É uma iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG que busca apoiar financeiramente projetos da esfera pública, privada e sem fins lucrativos, promovendo a cooperação e cidadania. Com isso, a cooperativa contribui com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, agregando renda e melhoria na qualidade de vida dos associados e comunidades.
Neste ano, foram aprovados 73 projetos, totalizando um investimento superior a R$ 645 mil nos municípios . Um dos exemplos destes projetos, é a parceria com a Cotrifred e URI/FW, que prevê beneficiar cerca de 350 produtores rurais. “Meu tambo, meu futuro”, possui a contribuição da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG para beneficiar produtores de leite de oito municípios: Caiçara, Iraí, Frederico Westphalen, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.
De acordo com Thiago Cantarelli, médico veterinário da Cotrifred, que está coordenado o projeto, a participação do Sicredi consiste no auxílio para a contratação de quatro técnicos que farão assistências mensais para cerca de 120 propriedades durante um ano. “O projeto busca desenvolver as propriedades rurais, trabalhando a gestão, além de todo o manejo que envolve a bacia leiteira, para agregar valor a atividade, reduzindo a mão-de-obra e consequentemente, aumentando a qualidade de vida dos produtores. O Sicredi está investindo nos agricultores. Almejamos que este projeto se torne um programa, que seja contínuo, para que outras famílias também sejam beneficiadas”.
O presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Eugenio Poltronieri, destaca a importância dos projetos aprovados pelo Fundo de Desenvolvimento Regional. “O papel de cooperativa é fomentar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos associados e comunidades, este, afinal, é o nosso papel de transformar as realidades. Ressalto que este é um programa, com o propósito de agregar valor, renda, formação e informação e, não um recurso assistencial em forma de patrocínio, com projetos já existentes. Inclusive, as entidades beneficiadas serão acompanhadas e deverão fazer a prestação de contas dos recursos recebidos”.
Para os interessados em cadastrar novos projetos, as inscrições iniciam no primeiro trimestre de 2019, no site sicredialtouruguai.com.br na aba, “Desenvolvimento Regional”.