Geral
Atualizado em 12/05/2020 às 20:50
Sicredi Grande Palmeira e Celeiro formam a Sicredi Raízes
Nova cooperativa vai atender 72 municípios
A segunda-feira, 11, marcou a criação da Sicredi Raízes RS/SC/MG, um novo nome para uma história de muitos anos pois a cooperativa é fruto da fusão da Sicredi Celeiro RS/SC e da Sicredi Grande Palmeira RS.
A decisão foi apreciada em Assembleia Geral Extraordinária Virtual com a participação dos conselhos das duas cooperativas e conduzida pelos presidentes Vitor Augusto Rizzardi e Elvis Rossetto é a conclusão de uma tratativa que iniciou ainda em 2019, visando o crescimento e integração de ambas, que apresentam modelos de gestão semelhantes e formas de atuação próximas de suas comunidades. A proposta foi tratada durante o último ano com o conselho de administração, conselho fiscal, colaboradores e coordenadores de núcleo.
De acordo com Rossetto juntas as duas cooperativas conseguirão auxiliar ainda mais no desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam e dar mais velocidade ao processo de expansão à Minas Gerais.
O mandato transitório será composto pelos Conselheiros de Administração eleitos nas Assembleias de 2019 da Sicredi Celeiro RS/SC e da Sicredi Grande Palmeira. Essa proposta foi apreciada e aprovada pelos Coordenadores de Núcleo.
O processo
Durante o processo assemblear de 2020 – que ocorreu entre os meses de fevereiro e março – os associados aprovaram a formação de uma comissão de estudo mista, composta por associados de ambas as cooperativas. Eles foram responsáveis por analisar e discutir os relatórios e documentos emitidos através das auditorias da Central Sicredi Sul/Sudeste e parecer da auditoria externa Ernst & Young, realizadas nas duas cooperativas.
O relatório de estudo de união realizado teve parecer favorável, foi apreciado e homologado durante a Assembleia Geral Extraordinária Virtual desta segunda-feira. Desta forma, através de aprovação dos Coordenadores de Núcleo realizada por meio de votação virtual, Sicredi Celeiro e Sicredi Grande Palmeira passam a formar uma única cooperativa, chamada Sicredi Raízes RS/SC/MG.
O proximo passo será a migração das contas, os associados da Sicredi Grande Palmeira irão migrar da cooperativa 0229 para a 0313, sofrendo alteração em seu número que será comunicada no primeiro final de semana de junho. O histórico da conta antiga poderá ser consultado junto a agência.
Área de Atuação
Com a união a nova área de atuação passa a compreender 72 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, com 30 agências em funcionamento somando mais de 60 mil associados. Além disso, oferece uma rede de apoio ao associado formada por cerca de 330 colaboradores.
Municípios de Atuação no RS: Barra do Guarita, Boa Vista das Missões, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Esperança do Sul, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Novo Barreiro, Palmeira das Missões, Redentora, Sagrada Família, São José das Missões, São Martinho, São Pedro das Missões, Sede Nova, Tenente Portela, Três Passos, Vista Gaúcha.
Municípios de Atuação em SC: Bandeirante, Belmonte, Descanso, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Santa Helena, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, Tunápolis.
Municípios de Atuação em MG: Abaeté, Araújos, Augusto de Lima, Biquinhas, Bocaiúva, Bom Despacho, Buenópolis, Buritizeiro, Cedro do Abaeté, Corinto, Couto de Magalhães de Minas, Curvelo, Datas, Diamantina, Dores do Indaiá, Engenheiro Navarro, Estrela do Indaiá, Felixlândia, Francisco Dumont, Gouveia, Inimutaba, Jequitaí, Joaquim Felício, Lassance, Leandro Ferreira, Martinho Campos, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Olhos-d´Água, Paineiras, Pirapora, Pompéu, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Quartel Geral, Santo Hipólito, Serra da Saudade, Três Marias, Várzea da Palma.