Geral
Atualizado em 09/05/2024 às 10:18
Simers já conta com 700 médicos cadastrados para atendimento voluntário dos atingidos pelos eventos climáticos no RS
Além do cadastro dos voluntários a entidade vai organizar a escala de plantão, especialmente, nos abrigos
Na tarde desta quarta-feira, 8, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou uma reunião com dirigentes do Conselho Regional de Medicina (Cremers), da Associação Médica do RS (Amrigs) e da Prefeitura de Porto Alegre para estreitar alinhamento e fluxo de trabalho. Objetivo do encontro foi dividir tarefas para auxiliar população com eficiência. Hoje já são 700 profissionais cadastrados para auxílio as pessoas atingidas pelos eventos climáticos em todo o RIo Grande do Sul.
Para o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, a união das entidades médicas gaúchas e a divisão de tarefas é fundamental para não deixar população atingida pela enchente em Porto Alegre desassistida. “A união das entidades mostra a força e a importância da classe médica para a sociedade. Nosso trabalho, de forma geral, está focado na classificação de necessidades dos locais onde os médicos estão atuando. Neste momento é fundamental a presença de pediatras e clínicos gerais nos abrigos, para que posteriormente os médicos da saúde mental possam atuar com tranquilidade”, revelou.
Durante o encontro, as entidades médicas definiram qual a função onde cada uma pode auxiliar de forma mais eficiente a população. Conforme Uberti, a definição das tarefas de cada entidade facilita o trabalho de todos os gaúchos afetados pela tragédia climática. “Ficamos responsáveis pelo cadastramento de médicos voluntários, já temos uma base de dados com mais de 700 profissionais prontos para ajudar. Estamos realizando também o gerenciamento do fluxo de escalas médicas em 21 abrigos da Capital, e seguimos recebendo donativos 24h por dia em nossa sede. Tudo isso para ajudar as pessoas que foram prejudicadas”, destacou.
Enquanto o Simers segue focado no cadastramento de médicos voluntários e suas escalas de plantão, Amrigs e Cremers seguem na arrecadação de doações de itens de limpeza e higiene, alimentos, roupas, agasalhos e coleta e prescrição de medicamentos.
Participaram da reunião, o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinicius de Souza, o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr, os conselheiros do Cremers, André Luiz da Silva e Mohamad Hamaoui, além da representante da Prefeitura, Cristiane Strack.
Cadastramento de médicos voluntários
As inscrições para o atendimento voluntário no estado está centralizada no cadastro do Simers neste link
https://lp.simers.org.br/medicos-voluntarios
A inscrição também se dá de forma automática ao participar deste grupo do WhatsApp
*Informações/Simers