Geral
Publicado em 17/02/2024 às 09:44
Situação de Emergência: região tem o maior número de municípios do estado beneficiado com kits de alimentos
Ao todo, serão distribuídos 48 mil kits de alimentos a municípios em situação de emergência ou calamidade pública
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), divulgou a lista dos municípios que serão beneficiados com a distribuição de 48 mil kits de alimentos, em todo o Rio Grande do Sul, serão 192 municípios gaúchos beneficiados, destes, 45 estão na região, que tem o maior número de municípios com decretos de situação de emergência, ou calamidade pública homologados pelo Estado, critério para recebimento dos kits.
Para receber o auxílio, os municípios precisaram aderir ao edital publicado pela Sedes em 25 de janeiro. A iniciativa busca promover a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esses kits de alimentos serão um auxílio à população mais necessitada de municípios que foram fortemente afetados pelos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses”, explicou o titular da Sedes, Beto Fantinel. “É uma medida que é fruto de muito trabalho, parceria e diálogo na construção de uma política pública de segurança alimentar no Estado”, acrescentou.
Serão atendidas pela ação as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, considerando a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico), indígenas e quilombolas, beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família (PBF). Todos os alimentos a serem entregues foram adquiridos de cooperativas de produtores da agricultura familiar com recursos repassados ao Executivo estadual no âmbito do Movimento Rio Grande Contra a Fome.
A distribuição dos kits ficará a cargo da Sedes, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA), em articulação com os municípios beneficiados. As entregas ocorrerão de forma regionalizada, com previsão de início para o mês de março.
Os municípios participantes serão responsáveis pela retirada dos alimentos no local indicado pela Sedes. Além disso, devem identificar as famílias em situação de insegurança alimentar, organizar a entrega dos kits no prazo de até 30 dias corridos após a retirada das unidades e coletar os termos de recebimento dos beneficiários.
Cada kit de alimentos conterá: 1 Kg de açúcar mascavo; 5 Kg de arroz polido orgânico; 5 Kg de arroz integral orgânico; 500 gr de biscoito colonial; 2 Kg de farinha de milho; 2 Kg de farinha de trigo; 3 Kg de feijão; 2 Kg de leite em pó; e 1 Kg de macarrão.
Municípios da região que receberão kits
BARRA DO GUARITA
CORONEL BICACO
DERRUBADAS
ESPERANÇA DO SUL
MIRAGUAÍ
SEDE NOVA
TENENTE PORTELA
VISTA GAÚCHA
ALPESTRE
AMETISTA DO SUL
BOA VISTA DAS MISSÕES
CAIÇARA
CERRO GRANDE
CHAPADA
CONSTANTINA
CRISTAL DO SUL
DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES
ENGENHO VELHO
ERVAL SECO
FREDERICO WESTPHALEN
GRAMADO DOS LOUREIROS
IRAÍ
JABOTICABA
LAJEADO DO BUGRE
LIBERATO SALZANO
NOVO BARREIRO
NOVO TIRADENTES
NOVO XINGU
PALMEIRA DAS MISSÕES
PALMITINHO
PINHAL
PINHEIRINHO DO VALE
PLANALTO
RIO DOS ÍNDIOS
RODEIO BONITO
SAGRADA FAMÍLIA
SÃO JOSÉ DAS MISSÕES
SÃO PEDRO DAS MISSÕES
SARANDI
SEBERI
TAQUARUÇU DO SUL
TRÊS PALMEIRAS
TRINDADE DO SUL
VICENTE DUTRA
VISTA ALEGRE
Movimento Rio Grande Contra a Fome
Criado em junho de 2022, é uma ação coletiva para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no Estado. É uma parceria entre Assembleia Legislativa, governo do Estado, Defesa Civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, além de instituições e entidades gaúchas.