Últimas
Publicado em 18/10/2022 às 15:22
Soja será plantada em 423mil hectares na região do Médio e Alto Uruguai
A comparação com a safra de 2021/2022 fica prejudicada devido à estiagem provocada pela falta de chuvas no ano passado, apontou a Emater
A safra da Soja ciclo 2022/2023 promete ser uma das mais produtivas dos últimos tempos. Somente na região da Emater de Frederico Westphalen serão plantados cerca de 420mil hectares com a oleaginosa. A expectativa é que a média de produção chegue a 58 sacas por hectare.
Conforme o Gerente Regional da Emater Luciano Schwartz na comparação com a safra do ano passado se prevê um aumento de produção de mais de 140%. “A comparação com a safra de 2021/2022 fica prejudicada devido à estiagem provocada pela falta de chuvas no ano passado”, pontua o gerente.
O efeito do fenômeno La Nina, que provoca escassez de chuvas, ainda não foi observado na região. Segundo a Emater, existe um corredor de ar vindo da região Amazônica que enfraquece este efeito negativo na região. Schwartz ressalta ainda que as novas tecnologias de plantio e o padrão de produção adotado na região faz com que, os níveis de produtividade sejam elevados.
“Se mantiver os volumes hídricos registrados até este momento, dentro da média histórica, a expectativa é que a planta da soja consiga se desenvolver dentro do padrão esperado pelos produtores”, destacou.