Arquivo
Atualizado em 19/08/2016 às 10:10
Sonegômetro' nacional é instalado pela primeira vez em Porto Alegre
O painel eletrônico que mostra em tempo real os valores atualizados da sonegação de impostos no Brasil foi instalado pela primeira vez em Porto Alegre. O ‘sonegômetro’ está exposto no Largo Glênio Peres, no Centro da capital, onde ficará até as 18h desta quinta-feira (18).
Do dia 1º de janeiro até esta quinta, o placar indica que o Brasil deixou de recolher R$ 339 bilhões em impostos. O ‘sonegômetro’ mostra também que o Rio Grande do Sul, no mesmo período, perdeu R$ 4,5 bilhões em Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
"Quem sofre com a sonegação é a população. O estado deixa de fornecer serviços com qualidade porque faltam recursos. Servidores do Executivo têm os salários parcelados. A Brigada Militar está com metade do efetivo que deveria ter", enumera Carlos de Martini, presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Rio Grande do Sul (Afocefe). "Não adianta o estado aumentar a carga tributária se não aumentar a fiscalização", protesta Martini.
A iniciativa de trazer o ‘sonegômetro’ ao Rio Grande do Sul é do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), em parceria com a Afocefe.
G1/RS Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru Comunicações