Geral
Atualizado em 17/03/2020 às 12:37
Taquaruçu do Sul decide pelo cancelamento da Feira do Peixe
Produtores vão comercializar peixe vivo e file de 7 a 9 de abril no trevo da cidade
Acatando as recomendações dos órgãos de saúde e também o que foi definido entre todos os prefeitos da região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) para a prevenção do Covid-19 9 (Coronavírus) a administração e comissão organizadora da Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul definiu que o evento aconteceria de 2 a 5 de abril será cancelado.
De acordo com o prefeito Valmir Menegatti, a decisão foi de realmente cancelar o evento e não transferir, porque não se sabe ao certo quanto tempo ainda teremos a circulação do vírus no país. “A nossa feira é um evento grande, de suma importância para o município e a região, não foi uma decisão difícil, mas precisamos cuidar da nossa população. A doença é uma realidade e ninguém sabe qual o prazo de validade dela, por isso optamos pelo cancelamento porque daqui 60 dias poderemos ter, ainda a circulação do vírus e ter que cancelar novamente”, disse.
Haverá o ônus daquilo que já foi feito e pago pela organização. Os expositores, cerca de 150 já confirmados, por exemplo, os que já pagaram pelos seus espaços serão reembolsados. Também tem os custos com material de divulgação e cancelamento de contratos, o que de acordo com o presidente Tiago Pessotto deverá ser tentado minimizar por não ser uma vontade própria da organização e sim uma questão de saúde pública. “Além disso, esperamos contar o bom-senso, também, porque não é uma situação nossa é algo que se vive no Brasil todo e não depende de taquaruçu, a nossa vontade era fazer a feira, nos dedicamos há meses para isso, mas precisamos pensar no coletivo e no bem da população”, salientou.
Como a feira é realizada anualmente a comissão pede também a compreensão da comunidade, dos patrocinadores, expositores, produtores de peixe e todos aqueles que apostam na Feira do Peixe. “Temos certeza que em 2021 a feira voltará com mais força ainda, muito maior e com mais opções para a população”, reforçou Pessotto.
Venda de peixes
Além de outros eventos que devem ser programados pela administração para a comunidade após passado o pico da transmissão do vírus, nos dias 7, 8 e 9 de abril, como também é uma tradição em Taquaruçu do Sul, os produtores estarão comercializando o peixe vivo e filés, serão cerca de 2,5 mil quilos de peixe a disposição da comunidade regional, no trevo de acesso ao município.
– O nosso produtor se preparou e precisamos ajuda-los a dar um destino para esse produto, por isso, estaremos fazendo essa venda tradicional no trevo, sem porções, nada, para não haver aglomeração de pessoas, será somente a venda do peixe vivo e dos filés – completou Pessotto.
Áudio: Acompanhe a coletiva de anuncio do cancelamento da Feira