Geral
Atualizado em 06/11/2019 às 17:03
Tchê Turbo, mais uma vez, entre as melhores empresas para trabalhar
Empresa frederiquense recebeu a certificação estadual no ranking do Great Place to Work
A Tchê Turbo Telecom, empresa frederiquense, provedora de serviços de internet e telefonia, figura, mais uma vez, entre as melhores empresas para se trabalhar. Depois da premiação a nível nacional, em 2018, nesta terça-feira, 5, foi a vez da empresa receber a certificação no Rio Grande do Sul. O evento de premiação ocorreu em Porto Alegre.
A 9ª edição do ranking Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, realizada pelo Great Place to Work (GPTW) - Grande local para se trabalhar, em português livre - teve novas líderes nas três categorias do prêmio que reconheceu 60 empresas. Foram mais de 170 inscritas na fase final.
— O evento é um momento de muita celebração e uma oportunidade para darmos visibilidade às empresas que vêm fazendo ótimos trabalhos em gestão de pessoas, inspirando outras organizações a fazer o mesmo — resume Kelly Bitencourt, diretora do Great Place to Work no Rio Grande do Sul.
A Tchê Turbo ficou entre as 10 na categoria “Empresas de pequeno porte”, com até 99 funcionários. A Avaliação é feita de forma anônima pelos funcionários, sem que a direção tenha acesso aos resultados e é o primeiro passo para a organização na construção de uma cultura de confiança e alto desempenho.
Outras empresas com atuação na região também receberam a certificação, dentre elas o sistema S com o Sesc RS e Senac RS.
O ranking deste ano revelou muitas novidades. Além do número recorde de empresas participantes e premiadas, 16 empresas entraram no ranking pela primeira vez. As líderes nas três categorias (Grande, Médio e Pequeno Portes) também mudaram em relação ao ranking de 2018. Ao todo, mais de 82 mil colaboradores responderam ao questionário, e avaliaram o clima organizacional de suas empresas em cinco pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Grande porte (acima de mil funcionários)
1. Dell Technologies
2. SAP Labs
3. John Deere Brasil
4. Sesc RS
5. Stihl
6. Getnet
7. Senac RS
8. SLC Agrícola
9. Lojas Lebes
10. Stara
11. Bruning Tecnometal
12. Usaflex
13. Agibank
14. Grupo Epavi
15. Hospital Moinhos de Vento
Médio porte (de cem a 999 funcionários)
1. Fundimisa
2. Jost Brasil
3. Banco DLL
4. Multilog Rio Grande do Sul
5. Tecnicon
6. ilegra
7. Unimed Litoral Sul
8. Metadados
9. Cigam
10. Comunicare
11. Thoughtworks Brasil
12. 4all
13. Cadastra
14. KingHost
15. e-Core
16. HT Micron
17. Express Restaurantes Empresariais
18. DBC Company
19. TAG Experiências Literárias
20. FMP
21. Sirtec Rio Grande do Sul
22. Unimed Missões
23. Ticket LOG
24. Zenvia
25. Soprano
26. AEL Sistemas
27. Coagrisol
28. Egali Intercâmbio
29. Unicred RS
30. Dado Bier
31. Diferpan
32. Florybal Chocolates
33. Bem Promotora
34. Palfinger
35. Portocred
Pequeno porte (de 30 a 99 funcionários)
1. Kobe
2. Luz da Serra Virtual
3. Aegro
4. Adtail
5. System
6. Maiojama
7. JAK
8. TchêTurbo
9. Laboratório Antonello
10. Atua
Índices gerais das empresas gaúchas
Das cinco dimensões avaliadas na pesquisa, o orgulho do trabalho realizado e de pertencer à empresa apresenta o melhor índice. E, quando questionados sobre o principal motivo de permanência nas organizações, 42% dos funcionários indicaram a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
A pesquisa aponta, ainda, que 33% das companhias têm universidade corporativa, enquanto 68% oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação e 72% disponibilizam verba para funcionários utilizarem no programa de desenvolvimento que quiserem.
Em relação à distribuição de gênero, embora o público geral seja mais equilibrado, com 43% de mulheres e 57% de homens, o desafio ainda está nas posições de gestão: apenas 36% dos cargos de média liderança são ocupados pelo público feminino. E na alta liderança, a diferença é ainda maior: somente 20% das mulheres respondem pelo nível mais alto de liderança das empresas.
*Com informações Gaúcha/ZH