Região
Atualizado em 13/12/2024 às 15:52
Tenente Portela, Derrubadas e Redentora conquistam selo ouro em Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Certificação é concedida pelo Ministério da Educação e reconhece o trabalho bem-sucedido da Secretaria de Educação em alfabetização
Tenente Portela, Derrubadas e Redentora são alguns dos municípios do Rio Grande do Sul que conquistaram Selo Ouro no Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A certificação é concedida a partir da avaliação dos municípios com base em 20 critérios relacionados à alfabetização, totalizando 100 pontos possíveis. O ensino aplicado nas escolas da rede municipal portelense figura na categoria máxima da certificação, que é dividida em Selo Bronze (45 a 64 pontos), Prata (65 a 84 pontos) e Ouro (85 a 100 pontos).
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é concedido pelo Ministério da Educação. A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer o trabalho bem-sucedido das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na Região Celeiro, apenas cinco cidades conquistaram o Selo Ouro - Tenente Portela, Derrubadas, Esperança do Sul, Redentora e São Martinho. O Estado do Rio Grande do Sul obteve o Selo Bronze.
Na tarde desta terça-feira, 10, o prefeito de Tenente Portela recebeu no Gabinete a secretária de Educação, Gicelda Berghetti Denes; as coordenadoras pedagógicas, Dulcinéia Prochnow e Sueli Facione Hahn, que também é a articuladora municipal RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Criança Alfabetizada), para parabenizar a equipe pela importante conquista e destacou que o Selo Ouro valida as boas práticas de Tenente Portela com a alfabetização das crianças.
Gicelda ressaltou que a ação envolve não apenas os profissionais da Educação, mas também as famílias e a comunidade escolar, em um esforço colaborativo que visa garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade.