Saúde
Publicado em 20/05/2021 às 10:53
Tenente Portela: idosos com a vacina em atraso receberão a segunda dose e professores seguem sendo imunizados
A vacinação será feita nas unidades de saúde
Tenente Portela reinicia a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em atraso, poderão completar a imunização ainda nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento acredita que seja possível zerar este déficit, a partir da chegada de um novo lote com 380 doses do imunizante contra a Covid-19.
A vacinação será feita nas unidades de saúde, os ESFs. Os agentes comunitários de saúde (ACS) já contataram com os usuários que tem a segunda dose em atraso e programaram a data e horário da imunização.
A vacinação acontecerá da seguinte forma:
ESF 1 (Próximo a BM) – A vacinação ocorrerá nesta quinta-feira, 20, a partir das 15 horas.
ESF 2 (Postão) – A dose será aplicada a partir das 17 horas, desta quinta-feira, 20.
ESF 3 (Próximo ao Fórum) – A partir das 13h30min, desta quinta-feira, 20.
ESF 4 (São Pedro) – A vacinação ocorrerá na sexta-feira, 21, às 8h30min em Daltro Filho e às 14h em São Pedro.
Para as pessoas com comorbidades, com idade a partir dos 18 anos, a vacinação segue sendo feita nos demais horários de funcionamento das ESFs.
TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO:
Nesta quarta-feira, 19 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento aplicou a primeira dose em mais 43 trabalhadores da educação. Os profissionais que receberam a vacina nesta etapa têm idade entre 40 e 59 manos e atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. No total, desde que a vacinação foi estendida a este público-alvo, já foram contempladas 93 pessoas.
Estão inclusos neste grupo professores, servidores que atuam nos serviços gerais, domésticas, vigias e motoristas do transporte escolar, todos da faixa etária de 40 a 59 anos de idade.
A imunização de professores é feita diretamente nas escolas (municipais e estaduais). Na próxima semana a vacinação deverá ser retomada avançando para os professores que atuam nas séries finais do ensino fundamental. Posteriormente a imunização chegará aos professores do ensino médio. Completada esta fase, a vacinação muda de faixa etária.
Vale lembrar que não é possível estabelecer data, haja vista que é necessário garantir que a vacinação das pessoas com comorbidades segue sendo prioridade. As doses remanescentes é que são destinadas aos professores e isto depende da avaliação de cada lote que chega ao município.
*Com informações Ascom Prefeitura de Tenente Portela