Arquivo
Atualizado em 28/11/2017 às 09:35
Torre de Babel - Grande operação combate organização criminosa em cidades gaúchas
A Polícia Civil realiza na manhã desta terça-feira (28) uma operação contra uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas nas cidades de Porto Alegre e Viamão, na Região Metropolitana. Até o momento, 35 presos foram presos e dois adolescentes foram apreendidos.
Ao todo, são cumpridos 45 mandados de prisão temporária e 48 de busca e apreensão no decorrer da Operação Torre de Babel, que é realizada pela 19ª DP. Conforme a polícia, já foram apreendidas uma quantidade ainda não contabilizada de drogas.
Conforme o delegado Juliano Ferreira, responsável pela a investigação, os trabalhos duraram aproximadamente um ano, período no qual a polícia conseguiu identificar toda a estrutura hierárquica da quadrilha. "Investigação complexa na qual nós conseguimos investigar do soldado ao general - todos esses indivíduos, integrantes da organização, todos eles muito bem mapeados", detalhou.
A droga, conforme o delegado, vinha do Paraguai e era armazenada no bairro Glória, na Zona Sul de Porto Alegre, de onde era distribuída para outras regiões da capital gaúcha, sempre com movimentação cautelosa dos criminosos.
"As imagens demonstram o quanto organizada, o quanto de cautela eles tomam para fugir da abordagem diária, não só da Polícia Civil, mas da militar", detalha Ferreira.
Na manhã desta terça-feira (28), a polícia esteve na casa do investigado Leonardo Ramos de Souza, conhecido como Peixe. Ele foi um dos 26 transferidos para três presídios federais no Brasil, em julho deste ano. Não havia ninguém na residência, habitada pela mulher dele que estaria viajando para Porto Velho, em Rondônia.
Jornalismo do Grupo Chirú.
G1 RS