Saúde
Publicado em 04/06/2021 às 14:24
Transporte aéreo da Segurança Pública acelera entrega de vacinas para 207 municípios hoje
Avião King Air da Brigada Militar pousou em três cidades do interior, atendendo sete coordenadorias regionais de saúde
Aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil auxiliaram, na manhã desta sexta-feira, 4 de junho, no transporte de vacinas contra a Covid-19 às coordenadorias regionais de saúde (CRS) mais distantes da capital. No total, o transporte aéreo contemplou nove CRS, que abrangem 207 municípios. O trabalho agilizou a entrega de cerca de 45 mil doses dos lotes de 38.610 doses da Pfizer e 356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta rodada.
Um helicóptero da Polícia Civil saiu às 10h com destino a Santa Maria, carregando as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete). No mesmo horário, decolou o avião King Air da Brigada Militar, com pousos em Erechim, onde deixou a carga da 11ª (Erechim); em Palmeira das Missões, onde ficaram as caixas térmicas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª (Palmeira das Missões); e em Santo Ângelo, onde desceram as cargas das 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa), e 17ª (Ijuí).
As vacinas das 3ª CRS (Pelotas), 5ª (Caxias do Sul), 6ª (Passo Fundo) e 7ª (Bagé) foram transportadas por via terrestre por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as demais CRS buscaram as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital.