Geral
Atualizado em 29/01/2020 às 09:43
Três casos suspeitos do coronavírus no Brasil
Paciente em São Leopoldo (RS) está entre os casos considerados pelo MS como suspeito da doença
Febre, tosse, dificuldade para respirar e ter viajado e retornado de qualquer lugar da China nos últimos 14 dias são os novos pontos elencados pelo Ministério da Saúde (MS) para considerar um caso suspeito do novo coronavírus.
O Ministério da Saúde confirmou no fim da tarde de terça-feira, 28, que o Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus. Além de uma estudante de 22 anos, que está internada em Belo Horizonte, mais duas pessoas têm suspeitas de portar o vírus. Uma delas está em São Leopoldo (RS) e outra em Curitiba (PR).
Segundo o ministério, esses pacientes se enquadram na atual definição de caso suspeito. Eles apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório; além de terem viajado para a China, país onde a contaminação teve início, nos últimos 14 dias. O ministério não ofereceu mais detalhes sobre os casos.
Dados do ministério apresentados na manhã desta terça-feira mostraram que, no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas os três casos foram enquadrado como suspeita.
O número de suspeitas para o novo coronavírus deve aumentar nos próximos dias, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar, na segunda-feira, 27, a avaliação de risco de "moderado" para "alto".
Diante da epidemia que tem se espalhado rapidamente pela Ásia e atingindo também países da Europa e da América do Norte, o ministério recomenda que os brasileiros evitem viagens à China. O ministro Luiz Henrique Mandetta pediu para que as viagens apenas sejam realizadas se forem necessárias.
O governo estadual pede a todos os gaúchos que chegaram da China nas últimas duas semanas com sintomas (febre e dificuldade de respirar) procurem imediatamente uma unidade de saúde.
O coronavírus já atingiu quase 5,5 mil pessoas na China. De segunda-feira para terça, foram confirmados quase 2 mil novos casos. Até o momento, foram registradas 131 mortes. Cento e uma pessoas se recuperaram. Autoridades chinesas anunciaram que as mortes foram provocadas por nova variante do coronavírus. Há o temor de que a doença se torne uma epidemia mundial.
Os casos
O primeiro caso suspeito divulgado pelo MS foi da estudante de 22 anos que viajou a Wuhan e retornou ao Brasil em 24 de janeiro.
Em São Leopoldo, o caso suspeito é de um homem de 40 anos que vive na cidade chinesa de Kunming, a mais de 1,5 mil quilômetros de distância de Wuhan, epicentro da doença. O paciente chegou da China há quatro dias, para visita a parentes.
O terceiro caso é em Curitiba, no Paraná, mas o Ministério da Saúde não forneceu mais informações sobre a suspeita.
O governo federal estima que até sexta-feira, 31, os casos poderão ser confirmados ou descartados. Caso qualquer infecção por coronavírus seja confirmada no Brasil, o nível de alerta no país sobe para emergência de saúde pública nacional – quando há a possibilidade de o vírus já estar em circulação em solo brasileiro.
*Com informações Agência Brasil