Região
Publicado em 22/01/2025 às 08:46
Trindade do Sul: Corsan inicia visitas a residências que podem se conectar à rede de esgoto
A cidade é uma das primeiras da região a ter estação de tratamento de esgoto

As equipes da Corsan iniciam, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a visitação a moradores de Trindade do Sul que estão com as residências habilitadas para conexão à rede de esgoto doméstico. Os profissionais estarão identificados com crachá e uniforme e vão explicar sobre prazos para interligação, tarifa e benefícios do esgotamento sanitário.
Os moradores também receberão notificações da Companhia e, a partir daí, terão 30 dias para fazer a ligação da coleta de esgoto à caixa de calçada. Depois disso, será iniciada a cobrança pelos serviços de coleta e tratamento. A tarifa corresponde a 70% do valor do consumo mensal de água.
Esclarecimentos podem ser buscados também na loja da Corsan, na Rua Louro, 507, no Centro de Trindade do Sul. O atendimento é feito às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h30, com intervalo entre o meio-dia e 13h.
Estação de tratamento
A nova Estação de Tratamento de Esgoto foi inaugurada em Trindade do Sul no fim de dezembro, com investimento de R$ 8 milhões. Poderá atender inicialmente 60% dos moradores da cidade. O serviço será estendido à medida que a Companhia ampliar o sistema de esgotamento sanitário e os loteamentos que hoje possuem infraestruturas próprias de coleta também estiverem interligados à rede.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
*Informações Ascom/Corsan