Geral
Atualizado em 25/02/2020 às 11:51
Twitter testa nova checagem de fatos e facilita threads com posts antigos
Grupo de checadores de fatos e jornalistas farão a checagem de publicações feitas por influentes, caso uma mentira seja identificada a postagem receberá uma cor diferente
O Twitter está testando um novo recurso de checagem de fatos para reduzir a desinformação na rede social causada por figuras políticas. De acordo com a NBC News, a função é uma espécie de correção em tempo real.
O funcionamento é simples: um grupo de checadores de fatos e jornalistas estará atento a publicações feitas por políticos eleitos ou figuras influentes no setor. Caso uma mentira ou falha em exposição de dados seja identificada, a postagem receberá uma cor diferente e, quando selecionada, a informação correta será mostrada.
O recurso foi descoberto em uma demonstração vazada e pode começar a ser usado na prática a partir de 5 de março.
Threads com posts antigos
O Twitter apresentou função que ajuda a criação e a incorporação de threads (os chamados "fios", com sequências de publicações conectadas) na rede social, na última quarta-feira, 19 de fevereiro.
A novidade é um recurso que facilita a adição de postagem antigas a uma nova sequência. Agora é possível ligar publicações já realizadas a um tweet que ainda está em composição. A seleção é feita pela plataforma — antes, era preciso abrir o próprio perfil para selecionar manualmente o que havia sido postado.
Até o momento, o recurso está limitado ao aplicativo mobile e a certas regiões, mas deve ser expandido em breve.
*Com informações BBC News e TecMundo