Geral
Atualizado em 06/06/2019 às 17:39
Um dia de conscientização sobre “lixo”
Equipes das escolas, repartições públicas e da saúde participaram da capacitação
Com um gasto anual de mais de R$ 300 mil com o recolhimento e a destinação correta dos resíduos o município de Palmitinho realizou na última quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente uma capacitação para funcionários de escolas, direções, funcionários das repartições públicas, agentes de saúde e visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), buscando a conscientização sobre a produção de resíduos e a forma correta de separação dos mesmos.
Promovido pela Comissão Municipal dos Resíduos Sólidos de Palmitinho, composta por representantes de 05 entidades do município, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura o grupo, pela manhã fez uma visita guiada ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos (Cigres). “Acredito que ter levado o grupo lá foi uma das melhores ações que poderíamos ter feito. Todos voltaram conscientes da importância desse serviço de triagem e da coleta seletiva. Porque eles puderam ver de perto as péssimas condições com que chegam a grande maioria dos resíduos lá no Consórcio”, comentou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Jean Carlos Candaten.
Durante a tarde, foi feito uma atividade voltada a esclarecer de que tipo de rejeito é cada item que a gente costuma colocar na lixeira. “Eram muitas as dúvidas, acredito que o que eles perguntaram seja dúvida da grande parte da população. É justamente essas informações que queremos que eles sejam multiplicadores, porque muitas vezes as pessoas separam de forma incorreta os resíduos por não conhecer direito onde se classifica cada um”, salientou Candaten.
Também foi trabalhado no momento questões relacionadas a logística reversa (pilhas, remédios, pneus, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas...), acondicionamento do lixo, dias de coleta e compostagem doméstica.
As atividades relacionadas ao Meio Ambiente estão ocorrendo também nas escolas e comunidades, durante todo o mês. E, de 24 a 27 será feito, também, uma campanha de recolhimento de eletr^nicos inseviveis.