Agro
Publicado em 10/01/2022 às 14:29
União reconhece Decreto de Emergência em Palmitinho
Perdas estimadas com a estiagem ultrapassam os R$ 30 milhões
O Governo Federal reconheceu o Decreto de Emergência emitido pelo Município de Palmitinho devido à estiagem que afeta todo o território rural causando perdas que atingem as cerca de 4.500 pessoas que residem em comunidades do interior.
O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União através da portaria Nº 31/2022, assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. No mesmo, o Decreto já havia sido homologado pela Defesa Civil Estadual.
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, José Luiz Queiroz, relata que o reconhecimento ocorre após um amplo trabalho de levantamento de informações e de perdas ocasionadas pela estiagem que volta a castigar o município. Ele relata que os estragos afetam as cerca de 4.500 pessoas que residem na área rural, atingindo principalmente a produção de milho e a produção leiteira.
O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado, destaca que o município vem trabalhando de forma incansável para atender às famílias afetadas. “O trabalho ocorre em uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a Defesa Civil e a Emater/RS, com o envolvimento dos servidores para atender as famílias”, relata.
As principais ações para atender as famílias ocorre com o transporte de água potável, o auxílio de máquinas para a produção de silagem e a aberturas e limpeza de açudes e poços. Segundo, Queiroz, o reconhecimento da união permite que o município possa pleitear, nas próximas semanas, auxílio governamental para atender às famílias afetadas. As liberações vão desde cestas básicas até recursos para locação e aquisição de veículos e equipamentos para atender os atingidos.
*Com informações Ascom Prefeitura de Palmitinho